Santa Catarina é um estado abençoado em todos os aspectos. Os índices sociais estão entre os melhores do país e do continente, com baixa desigualdade econômica e excelente educação, saúde e infraestrutura. Além disso, seu litoral é um dos mais belos do território brasileiro, com praias que atraem turistas do mundo todo. As Praias em Santa Catarina atraem visitantes do mundo todo. 

 

TripAdvisor

 

 

Dentre tantas opções, vamos escolher 7 praias de Santa Catarina que merecem ser visitadas e que oferecem o melhor de dois mundos: a natureza intocada e esplendorosa e a segurança e conforto dos centros urbanos mais desenvolvidos.

 

10 praias em Santa Catarina que você precisa conhecer!

Ilha do Campeche

Para os turistas que chegam ao estado pela capital Florianópolis, uma boa surpresa é que a maior cidade do estado possui alguns pequenos paraísos super acessíveis: a Ilha do Campeche pode ser acessada por barco e oferece uma experiência sensorial intensa ao visitante.

Ela é realmente um local intocado, com praia, vegetação nativa e trilhas pela mata. Na alta temporada, há dois restaurantes que servem refeições, bebidas e porções no local. Mas na baixa temporada, eles ficam fechados, então a visita deve ser bem pensada para lidar com a falta de alimentos e recursos no local.

A paisagem, a água cristalina e as cores intensas que só a natureza preservada pode oferecer compensam qualquer coisa.

Mas como chegar nesse paraíso que parece mais outro mundo? Há três maneiras: via Praia da Armação, onde é possível embarcar em um pier e navegar por 40 minutos. Os barcos começam a sair às 8h e o último sai às 14h. É possível reservar um barco através da Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Armação.

Há também a opção da Praia do Campeche, mas não confunda, essa praia não fica na ilha em si, mas no continente, em frente a ilha. Saindo dali, o trajeto é feito de bote, sem hora marcada.

Na baixa temporada, pode ser necessário esperar até que alguém ofereça o serviço, mas na alta é mais fácil consegui-lo. Por fim, é possível chegar à Ilha do Campeche pela Barra da Lagoa, numa viagem de cerca de 1h30. De qualquer forma, a viagem em si já faz parte da diversão.

 

 

praias em santa catarina

 

 

 

 

 

Praia do Rosa

A Praia do Rosa, em Imbituba, é outro destino imperdível. Com 7 km de areia, a praia é cercada de montanhas verdinhas e dispõe de pousadas, trilhas ecológicas e público eclético o ano todo.

Praticantes de surfe, windsurfe, jetski, trekking e demais atividades ao ar livre encontram aqui o cenário perfeito. Além do mar, há quatro lagoas logo atrás dos morros. Gastronomia, bares e música podem ser curtidas durante a noite.

Muito procurada por surfistas, a Praia do Rosa também oferece ótimas opções para quem não é fã de prancha. As caminhadas pelas trilhas são excelentes para entrar em contato com a natureza sublime do local. Passeios a cavalo ou bicicleta também são possíveis. Imbituba fica a 1h30 de carro do aeroporto de Florianópolis.

O local combina um clima rústico com uma ótima infraestrutura turística. O canto direito da praia é chamado de Rosa Sul ou Portinho e oferece uma vista espetacular do local. Isso faz com que ela seja uma das principais praias de Santa Catarina, conhecida no mundo todo. 

 

 

Praias de Bombinhas

No município de Bombinhas, que é a única península do sul do Brasil, com morros, pontas e enseadas, a Praia do Ribeiro se destaca pela possibilidade de se avistar tartarugas. É uma praia acessível por trilha, o que só aumenta a emoção de encontrá-la.

Esse pequeno paraíso selvagem tem apenas 120 metros de extensão de areia e fica entra as praias de Bombas e Bombinhas. O banho de mar nas águas transparentes e tranquilas pedem para um mergulho de snorkel.

As tartarugas podem ser vistas nadando com toda a paz e tranquilidade próximas ao costão. Para chegar ali, é preciso sair da Praia de Bombas, caminhando pelo costão direito, em meio a uma trilha.

Em Ribeiro também fica o Instituto Kat Schürmann, cujo acesso pode ser feito pela Av. Ver. Manoel José dos Santos. Ali, é realizado um trabalho de estudo, conhecimento e preservação da biodiversidade da costa brasileira, liderado pela Família Schürmann, conhecida em todo o mundo pelas expedições e viagens em barcos que ajudam a divulgar a riqueza da vida marinha de nosso planeta.

Também em Bombinhas fica a incomparável Praia da Sepultura, com 95 m de areia e águas transparente e calmas que lembram os paraísos caribenhos, ideais para mergulho. Quem não possui o equipamento (snorkel) pode alugá-lo com facilidade no local.

Muitas pessoas se perguntam como um local tão bonito pode ter sido batizado com um nome tão sombrio?

Pois a Praia da Sepultura tem esse nome devido à uma lenda local: no século 19, durante uma briga entre escravos que trabalhavam na região, um deles acabou morrendo e foi enterrado no local. Daí o nome, embora não se tenha sinal da tal sepultura na praia.

 

bombinhas praias em santa catarina

 

praia da sepultura bombinhas praias de santa catarina

 

 

Ilha de Porto Belo

Em Porto Belo, a Praia do Baixio é o ponto perfeito para aqueles que gostam de combinar esportes, areia e sol. A infraestrutura destinada aos praticantes de futebol e vôlei de areia é excelente. Uma das praias de Santa Catarina mais lindas! 

Para melhorar, a Praia do Baixio fica em frente à Ilha de João da Cunha (também conhecida como Ilha de Porto Belo), ou seja, oferece uma paisagem incrível para os visitantes. Há locais para aluguel de jet-skis e grande quantidade de trapiches que são usados por pescadores e também por embarcações de passeio.

Há 900 metros dali está a Ilha de João da Cunha, que pode ser acessada de barco, com águas calmas e cristalinas. A ilha tem esse nome oficialmente devido ao português João da Cunha, que comprou a ilha em 1826.

Porém, entre os moradores de Porto Belo, a ilha é conhecida de maneira informa como Ilha de Porto Belo. Então se for escolher um passeio para essa maravilha, saiba que o local é conhecido das duas maneiras!

A ilha é muito bem preservada, mas isso não evita que ela tenha uma ótima infraestrutura para receber turistas em grandes grupos. Há restaurante, serviço de passeios e esportes aquáticos, um museu sobre a história da ilha e, é claro, muita beleza para ser admirada.

 

porto belo praias de santa catarina

 

 

Meia Praia

O município de Itapema tem uma praia que é ideal para quem quer passar o dia à beira do mar, descansando, mas sem estar muito distante de bares, restaurantes e lanchonetes e infraestrutura urbana.

A Meia Praia tem 5 km de extensão também tem comércio variado, pousadas e hotéis, com noite agitada em bares e casas noturnas, que mantém a noite agitada para quem está à procura de lugares para dançar e reunir amigos. É a mais famosa das praias de Itapema

Durante o dia, sua infraestrutura aconchegante é ideal para famílias com crianças que buscam as brincadeiras, com segurança e comodidade à beira-mar. Não é necessário se deslocar da praia para encontrar opções variadas de lanches, almoços, porções e bebidas.

Ali pertinho está o Parque Calçadão, um espaço que permite passeios de bicicleta ou a pé, com a vista privilegiada do mar. Também é possível se aproximar ainda mais da natureza com uma vista à Reserva Ambiental Municipal Parque das Capivaras, bem perto da Meia Praia, na Avenida Nereu Ramos, 318.

Com vegetação de restinga, o parque tem 42 km² e é o lar doce lar de cerca de 30 capivaras, que habitam o espaço com muito conforto e integração. Com entrada gratuita, a reserva é uma excelente opção para pais levarem seus filhos e os colocarem em contato com a natureza.

 

praia-meia-praia- praias de navegantes

 

 

 

Praia do Costão

Também em Itapema, outra opção é a Praia do Costão, com seu visual arrebatador composto por rochedos, por onde o visitante pode caminhar e que compõem com as ondas incessantes um belo cenário selvagem.

Também conhecida como Praia da Mata de Camboriú, ela é cercada por grandes paredões rochosos, que oferecem uma visão panorâmica de Itapema. A praia tem bastante conchinhas em suas areias, o que é sempre um deleite para quem gosta de colecionar essas lembranças.

Com vegetação nativa bem preservada, a praia é habitat de diversas espécies. O acesso pode ser feito de carro e nas proximidades pode-se encontrar restaurantes de frutos do mar.

 

praia do costão itapema

 

 

Balneário de Camboriú

O Balneário de Camboriú é referência para turistas de todo o país. É uma das mais bem sucedidas combinações de urbanização e manutenção das belezas naturais do litoral de Santa Catarina.

A Praia Central de Balneário Camboriú é a principal praia e é acompanhada pela Avenida Atlântica. Cerca de 1 milhão de pessoas passam pelo Balneário na alta temporada e o local é ideal para todo tipo de práticas, pois tem quase 7 km de extensão.

Calçadão, prédios comerciais, restaurantes, bares e lojas de todos os segmentos se distribuem por toda a extensão da Avenida e também nos arredores. Com iluminação e segurança, a faixa de areia permite a prática de esportes como vôlei e futevôlei, frescobol e freesbee, após as 18h.

Vale lembrar que boa parte do litoral de Santa Catarina possui uma ligação muito forte com a cultura de Açores, de onde vieram diversos imigrantes para ocupar o território. Por isso, segmentos como a culinária, o artesanato e os eventos estão repletos de referências a essa cultural.

Nos grandes centros urbanos ou nas pequenas vilas de pescadores, é possível encontrar pratos típicos com uma ampla variedade de pratos à base de peixes e frutos do mar, combinados com farinha de mandioca. Sopa de siri, pirão com peixe, bolinhos de peixe, sardinha frita, tainha escalada assada na grelha estão entre as maravilhas oferecidas aos turistas.



300 x 250 IMU Medium Rectangle

 Praia Central de Balneário Camboriú 3

 

 

Praia Central de Balneário Camboriú 2

 

 

Estas são algumas das mais belas praias de Santa Catarina. Muitas destas, são prais do Vale do Itajaí. Venha conhecer estas praias e tenha uma experiência única!