As atrações turísticas de Porto Belo são muitas. Elas unem o contexto de uma cidade histórica, com uma beleza natural única. A cidade de Porto Belo é uma das mais bonitas de Santa Catarina. Muito conhecida não só por suas praias exuberantes, como também por sua riqueza histórica. Estas, entre as principais atrações turísticas de Porto Belo.

 

Leia também:

Praias em Balneário Camboriú

As melhores praias do Vale do Itajaí

 

Porto Belo já era conhecido pelos navegadores muito antes dos seus colonizadores.  Ela sempre teve a fama de possuir águas tranquilas muito favoráveis à navegação. Na enseada também era possível encontrar uma pequena ilha, onde os navios acabavam se abrigando contra as terríveis tempestades e ventos fortes. Portanto, sendo um local muito seguro.

Porto Belo foi colonizada em no século VXIII, quando o então governo de Portugal mandou para região cerca de 60 casais vindos do Arquipélago dos Açores, sendo que o principal objetivo era justamente começar a sua ocupação.

 

 

Principais praias de Porto Belo

Dentre as atrações turísticas em Porto Belo, sem dúvida, as mais conhecidas são suas praias. Com abundante beleza e águas cristalinas, sendo que, para os interessados em explorar a região, existem algumas opções que devem ser levadas em consideração.

 

Passeio Ilha de Porto Belo

Essa é uma travessia que leva cerca de 10 minutos para ser completada, onde um barco leva os turistas até a ilha. Ao chegar em suas areias, basta alugar uma cadeira e um guarda-sol, se assim desejar. E escolher entre uma das praias da região que inclui a do Trapiche, onde se encontra a entrada e saída das embarcações, a Central conhecida por seus bares e restaurantes e também a Prainha. Quem desejar pode fazer um passeio pelo museu, que conta a história da ilha, fazer uma trilha ecológica que tem duração aproximada de 45 minutos, ou mergulhar com um snorkel.

atrações turísticas em Porto Belo

Praia Estaleiro

Essa é uma ótima escolha no que diz respeito a atrações turísticas de Porto Belo. Principalmente para os praticantes de mergulho, essa praia é conhecida por sua água com tonalidade verde, além de ser cercada por dois costões e uma extensa vegetação. O seu acesso é feito apenas através de uma caminhada de cinco minutos (escorregadia e íngreme) ou por barcos.

atrações turísticas em Porto Belo

Leia mais em: Atrações turísticas em Balneário Camboriú

 

Passeio de Escuna

Esse é considerado um dos passeios mais completos da cidade. Está entre as principais atrações turísticas em Porto Belo. Além de agradar bastante os visitantes que desejam ter uma visão mais geral da região. Possui duração média de três horas e meia, e geralmente começa às 10h na praia de Porto Belo.

Durante o seu avanço, os interessados poderão praticar o mergulho com snorkel, além de passar pela Vila do Araçá, Ponta de Porto Belo, Caixa d’Aço e várias outras atrações. O final do passeio acontece na Ilha do Porto. Uma curiosidade muito interessante sobre esse passeio é que tripulantes costumam se vestir à caráter e animar a todos os passageiros.

atrações turísticas em Porto Belo

 

 

Praia Caixa D’Aço

Muito procurada pelos amantes de vôlei, futebol e frescobol, devido a sua faixa de areia bastante dura. As suas águas são cristalinas, verdes e muito calmas. Porém, é necessário ficar atento ao costão direito, onde o mar costuma “puxar” os banhistas. Destaque para os bares flutuantes que existe dentro do mar, onde os mais corajosos podem chegar a nado, ou através de trilha, uma caminhada de aproximadamente cinco minutos.

atrações turísticas em Porto Belo

 

Praia Araçá

Parada obrigatória para conhecer o povoado de pescadores situado na região, sendo que esse é o ponto onde ficam os barcos da cidade. O mar, nesse local, costuma ser bastante calmo.

atrações turísticas em Porto Belo

 

Praia de Porto Belo

Essa praia é muito procurada por estar localizada na parte central da cidade. Além disso, é o ponto de partida dos passeios de escuna.

Tem uma grande vantagem de contar com uma estrutura urbana, para quem não gosta tanto assim de aventuras. Mas tudo isso, sem perder a sua beleza natural.

A praia de porto belo é uma das mais belas da cidade, oferecendo aos turistas que a visitam, infra-estrutura e contato com a natureza.

Além disso, ela é propícia para propícia esportes aquáticos, como esqui aquático, stand-up padlle, vela, kitesurfe, wakeboard e parasail ( aquele parapente que é puxado por uma lancha). Além disso, devido as suas águas cristalinas, ainda é bastante propícia para a prática de mergulho livre.

Possui também um considerável acervo arqueológico.

Para os banhistas, é uma praia tranquila e geralmente com poucas ondas.

atrações turísticas em Porto Belo

 

Praia do Perequê

É a praia mais movimentada de Porto Belo, além de ser a mais extensa.

Os turistas costumam procurar bastante essa praia devido a sua faixa de areia, que costuma ter muito espaço. Isso faz com que ela seja ideal para praticar esportes.

atrações turísticas em Porto Belo

 

Outras atrações turísticas em Porto Belo

Como mencionado anteriormente, além das belas praias, Porto Belo também possui outros atrativos. Tudo isso, por conta da sua rica história. Os principais atrativos são:

Alambique Pedro Alemão

Essa é uma experiência que o turista não pode abrir mão. Esse alambique é responsável pela produção de cachaças e licores. Foi construído em 1965, sendo que durante um ano, são produzidos cerca de 40 mil litros com diversos sabores, como ervas, café, abacaxi e coco.

Ateliê Edmundo Campos

Uma das principais características desse artista é a sua técnica de levar barro já esmaltado ao forno, as suas peças custam entre R$ 15 e R$ 2 mil.

Sítio Bela Vista

Um passeio perfeito para conhecer o processo de fabricação de biscoitinhos tradicionais, além de geleias. Tudo acompanhado pelo casal Imair e Jorge.

Casa do Turista

Um local perfeito para comprar lembrancinhas para presentear sua família e amigos, reúne trabalhos de vários artesãos locais.

 

Leia mais em: Praias de Penha – Santa Catarina

 

Onde comer em Porto Belo

Porto Belo possui uma variada gama de restaurantes. Um dos mais procurados é o Ilha de Pirão, que é especialista em pescados, e possui um ambiente muito agradável e também confortável.

Outra dica é a Ilha de Porto Belo, também especializado em pescados, uma das iguarias da região. Conta com ambiente agradável e tranquilo, ideal para toda família.

 

Eventos de Porto Belo

O calendário de eventos de Porto Belo também é muito rico e pode ser levado em consideração. Há datas onde o turista pode ter contato com diferentes manifestações culturais.

Entre as principais atrações turísticas em Porto Belo, destacam-se o seu Festival de Camarão de Porto Belo, Sabores de Porto Belo (Roteiros Gastronômicos e Oficinas Gastronômicas), e o Porto Belo Fashion Day.

atrações turísticas em Porto Belo

 

Essas são apenas algumas das opções de lazer em Porto Belo. Porém, a cidade oferece várias outras atrações que precisam ser conhecidas. Para que você possa apreciar de perto todas as maravilhas dessa cidade que tem tanto a oferecer para os seus visitantes. Um passeio por Porto Belo tende a ser inesquecível, principalmente para aqueles que amam atividades ao ar livre.

Agora que você já conhece, na teoria, um pouquinho mais sobre as melhores atrações turísticas em Porto Belo, Falta conhecer na prática não é? Quer mais informações? Surgiu dúvidas ou sugestões? Fale com a gente!