Sendo atualmente a cidade mais visitada de Santa Catarina, Balneário Camboriú não pode ficar de fora do roteiro de viagem para quem está planejando uma visita ao estado. A belíssima cidade conta com diversas atrações turísticas, dez belas praias, uma movimentada vida noturna e grande proximidade de outros destinos atrativos. Se você pretende ir conhecer Balneário Camboriú, deve saber que a cidade tem atrações que agrada aos mais diversos públicos, desde crianças até mesmo os idosos, das famílias até os jovens que estão em busca de ótimas baladas. Por isso, vamos listar algumas dicas sobre as principais atrações turísticas em Balneário Camboriú. Confira a seguir:

 

Cristo Luz

Está é uma das mais famosas atrações turísticas em Balneário Camboriú. O Cristo Luz está situado no alto do Morro da Cruz, a cerca de 150 metros de altura, e de lá de cima, é possível ter uma exuberante vista de toda a cidade. Quanto ao monumento, o mesmo possui uma altura de 33 metros, e pesa em torno de 428 toneladas, compostos por aço, ferro e cimento. O responsável pela criação do monumento foi o artista Genésio Gomes.

Detalhes do Complexo

Em sua mão esquerda, está um canhão de luz, que simboliza a luz do sol, com cerca de 6,6 mil watts, e que se movimenta em um ângulo de 180º, representando um derramamento de bênçãos sobre a cidade, mostrado pela luz do caminho da fé. Durante a noite, as luzes ficam acesas, e com isso, formam um belo espetáculo. Essas luzes possuem mais de 80 possibilidades de cores, e que vão se alterando de acordo com as estações do ano.

Um sistema italiano também possibilita a iluminação do Cristo Luz, onde as cores que o iluminam vão se modificando no decorrer da noite. Outra atração é a Roma Antiga, que são construções representativas à Roma, e que simbolizam de forma magnífica o cenário vivido naquele tempo.

No local, existe também um complexo turístico com mirantes, show room com história da construção do Cristo, Gruta da Nossa Senhora Aparecida, áreas cobertas que podem acomodar cerca de 2.500 pessoas, praça de alimentação com restaurante panorâmico e bares.

Além disso, há também algumas lojas de suvenires e de fotografias, serviços de informação e estacionamento. E para chegar até o complexo, é disponibilizado transporte gratuito que tem como ponto de partida diversas localidades do centro da cidade. A vista, a história fascinante e as peculiaridades desse lugar, fazem dele uma das principais atrações turísticas em Balneário Camboriú.

atracoes turisticas em balneario camboriu

 

Parque Unipraias – Balneário Camboriú – Santa Catarina

Este é um dos pontos mais frequentados por turistas e pelos amantes de praias na cidade. O Parque Unipraias é um complexo de lazer e diversão que possui cerca de 85 mil metros quadrados. O famoso bondinho é a única maneira de ligar a Praia Central com a Praia de Laranjeiras.

Estações dos bondinhos

A estrutura dos bondinhos é dividida em 3 estações. A primeira delas, a Estação Barra Sul conta com um centro de lazer, compras e diversão, e possui diversas lojas, restaurantes, bares, espaço para eventos e estacionamento.

Já na segunda estação, a Mata Atlântica, é possível ter uma das mais belas vistas da região ás alturas. Está à cerca de 240 metros no topo do Morro da Aguada, o que se representa a mesma altura de um edifício com 80 andares. Lá esta localizado um parque ambiental que conta com cerca de 60 mil metros quadrados.

Este parque está completamente estruturado, com passarelas, mirantes com vistas únicas para toda a cidade e para as praias da região. Além disso, a estrutura ainda engloba quiosques, anfiteatro ao ar livre e auditório panorâmico. O visitante desta estação ainda tem a possibilidade de praticar o arvorismo em caminhos suspensos no topo de árvores, no chamado Parque de Aventuras.

O ponto final do bondinho e terceira estação do passeio, é a praia das Laranjeiras. O local é apropriado para quem busca por locais para a prática de esportes náuticos, e possui diversos bares, restaurantes e trapiche para embarcações em suas dependências. O caminho pelas 3 estações é feito todo por meio dos bondinhos aéreos, com cabines fechadas e informatizadas com capacidade para 6 pessoas sentadas cada, e que tem como ponto de partida a Estação Barra Sul. As inúmeras atrações e paisagens fazem do Parque Unipraias uma das principais atrações turísticas em Balneário Camboriú.

atracoes turisticas em balneario camboriu

 

Ilha das Cabras

Este é um dos principais cartões postais da cidade. A Ilha das Cabras é uma pequena ilha que se situa de fronte à Praia Central e possui uma linda iluminação especial. No entanto, a Ilha das Cabras não é um local onde as pessoas desembarcam para desbravar a ilha, e sim um lugar onde as pessoas observam suas belezas de fora.

A melhor forma de conhecer a ilha é por meio do passeio de barco pela orla da praia. Com certeza, a Ilha das Cabras não pode faltar no seu roteiro de passeio em Balneário Camboriú. A beleza do lugar é recompensadora.

atracoes turisticas em balneario camboriu

 

Leia mais em: Praias de Penha – Santa Catarina

 

Interpraias

A Linha de Acesso às Praias (LAP) é uma das relevantes e mais novas atrações turísticas em Balneário Camboriú. A inauguração oficial aconteceu em julho do ano de 2001. A rodovia interliga o Bairro da Barra, passando as praias de Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, totalizando assim cerca de 16 quilômetros de extensão e largura média de 10 metros.

Foram cerca de 15 milhões de reais investidos no projeto, com o intuito de impulsionar ainda mais o turismo da região, e além disso, gerar empregos e maior qualidade de vida aos moradores da comunidade. Com a LAP, o Bairro da Barra ganhou um novo aspecto com a reurbanização da praça do pescador, o muro de arrimo às margens do Rio Camboriú, trapiches, o Mercado da Pesca e a Vila Açoriana.

atracoes turisticas em balneario camboriu

 

Atrações Turísticas em Balneário Camboriú – Morro do Careca

O Morro do Careca tem uma grandiosa vista para toda a Praia Central, e é um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Balneário Camboriú. É comum ver praticantes de voos livres, como asa delta ou parapente no alto do morro. Sem dúvida, a visita a este lindo lugar ficará marcado em sua vida.

atracoes turisticas em balneario camboriu

 

Molhe da Barra Sul

Esta atração turística conta com cerca de 450 metros de comprimento e com uma pavimentação feita em madeira e petit pavê. É possível encontrar no piso do Molhe da Barra Sul diversas formas de animais da fauna marinha local, como robalo, o siri e o cavalo-marinho, o que a torna uma das principais atrações turísticas em Balneário Camboriú. As instalações do local ainda contam com um moderno sistema de paisagismo, com iluminação baixa e bancos no decorrer de seu percurso.

Ainda existe um parquinho infantil representado na forma de uma embarcação naufragada. No entanto, o molhe da Barra Sul não é apenas uma bela atração turística da cidade, mas também serve para garantir a segurança no tráfego de embarcações turísticas na Foz do Rio Camboriú e nas atividades da pesca artesanal. O local se situa na Avenida Atlântica, de fronte ao Parque Unipraias Camboriú.

atracoes turisticas em balneario camboriu

 

Pontal Norte

Com uma área de aproximadamente 500 metros de passarelas, mirantes, decks de madeira, escadas de acesso à areia da praia, e cerca de 800 metros quadrados e mais 60 metros lineares de taipas, o Pontal Norte valoriza o meio ambiente, e é uma das grandes atrações para turistas na região. Totalizando tudo, a área do Pontal Norte gira em torno de 1.500 metros quadrados, com áreas iluminadas belíssimas, segurança e aconchego para todos os públicos.

atracoes turisticas em balneario camboriu

 

Leia mais em: Atrações Turísticas em Itajaí

 

Zoológico – SANTUR

Sendo um dos parques mais completos de todo o estado, o Parque da Fauna Flora e Gea (terra) –  Parque Cyro Gevaerd, Zoológico da SANTUR, foi fundado no ano de 1981, na cidade de Balneário Camboriú. Este se tornou uma das mais extraordinárias atrações turísticas em Balneário Camboriú, pois além de possuir encantos únicos, ainda tem seu acesso facilitado devido a sua localização ser próxima à BR 101.

Visitar o zoo é uma chance única de conhecer diversas espécies da fauna e flora de vários lugares do mundo, e ainda poder analisar de perto como ocorre o trabalho de preservação e pesquisa desenvolvido no zoológico.  Atualmente, o parque conta com cerca de 39.000 metros quadrados, que em grande parte, é coberto por Mata Atlântica. A visita a este exuberante local é uma das melhores escolhas para quem procura uma opção de turismo com educação ambiental e contato com a natureza.

Divisão do zoológico

O zoo é separado em algumas partes, que são: o Mundo das Aves, onde estão situadas diversas espécies de aves como araras, tucanos, jacutingas e 4 lagos com cisnes, flamingos e marrequinhas que dão um espetáculo de rara beleza, e tudo isso em um cenário com bromélias, marantas e filodendros;

O local dos Mamíferos onde se encontram diversas espécies de macacos, além de tigres, leões e vários outros mamíferos; o Terrário, que conta com uma enorme diversidade de espécies de cobras e  aranhas; O Aquário, que é uma das mais importantes atrações do zoo, abriga mais de 50 espécies de peixes de água doce, representados por Pacus, Tambaquis, Tilápias, Carpas coloridas, e outros tantos peixes originários de diversas partes do planeta.

Já no Museu arqueológico, o visitante pode observar vários fósseis de milhares de anos da civilização indígena da região. Estes são provenientes do sítio arqueológico de Laranjeiras, e tem como principal chamariz, as ossadas de duas índias grávidas. Além disso, o parque ainda conta com o Museu oceanográfico, que oferece aos visitantes uma verdadeira infinidade de espécies raras de seres provenientes dos mares, como peixes, moluscos, crustáceos, algas e corais.

Outro museu muito interessante no local é o Museu do artesanato catarinense, que compreende cerca de 700 peças, entre vime, cerâmicas, couros e representações de grupos folclóricos de pau-de-fita e boi-de mamão.

 

Parque Ecológico Rio Camboriú

Localizado no Bairro dos Municípios, o Parque Ecológico Rio, engloba seis trilhas ecológicas, onde o visitante pode conhecer uma parte dos animais e plantas típicos da região da Mata Atlântica. Além disso, no local há um laboratório que estuda e produz plantas medicinais que são oferecidos em uma farmácia de forma gratuita para a população. A farmácia oferece chás medicinais, a partir de plantas cultivadas no horto ali existente.

atracoes turisticas em balneario camboriu

 

Ponte Pênsil – Balneário Camboriú – Santa Catarina

Uma outra ótima possibilidade de visitação em Balneário Camboriú é conhecer o Bairro da Vila Real, que em 1981 foi interligado ao bairro do “Barranco” através de uma Ponte Pênsil, uma miniatura transitável da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis. Além da ponte pênsil, no bairro se situa a vila Gastronômica, às margens do Rio Camboriú, e que abrange diversos restaurantes de ótima qualidade, onde é possível conhecer e desfrutar da diversificada gastronomia típica.

 

Capela Santo Amaro

Ao se falar de Igrejas e capelas, a Capela Santo Amaro sempre está entre as ilustres atrações turísticas em Balneário Camboriú. A fascinante capela teve sua fundação no ano de 1810, e foi construída com óleo de baleia misturado à argamassa e telhas que foram moldadas nas coxas dos escravos. A capela é parte do acervo histórico de Santa Catarina.

Existe uma lenda de que o sino da freguesia lá existente, foi rachado pelos escravos de tanto que eles o tocaram em comemoração à abolição da escravatura. A capela Santo Amaro tem sua decoração feita com peças barrocas doadas pela família real em visita ao Brasil no século XIX. O Bairro da Barra, local onde se situa a capela, contempla outras atrações culturais, como por exemplo, construções típicas, devido ao fato de ser uma antiga colônia europeia.

atracoes turisticas em balneario camboriu

 

Essas são algumas das principais atrações turísticas de Balneário Camboriú. Vale conferir e se enriquecer com as belezas únicas encontradas nesse lugar. Surgiu dúvidas, críticas ou sugestões? Entre em contato conosco!