A cidade de Blumenau, Santa Catarina, é um dos destinos mais procurados pelos amantes da boa cerveja, mas já adiantamos que essa bela cidade do Vale do Itajaí tem muito mais que a Oktoberfest para oferecer aos visitantes. Uma cidade que é um dos principais polos industriais, universitários e tecnológicos da Região Sul. Saiba quais são as atrações turísticas em Blumenau que você precisa conhecer e não deixe de fazer essa viagem!

 

Como chegar a Blumenau?

Mesmo sendo a terceira maior cidade em termos de população do estado de Santa Catarina, Blumenau, não possui aeroporto próprio. A maneira mais fácil de chegar a cidade de avião é pelo aeroporto de Navegantes, pois as empresas aéreas contam com serviços de ônibus executivos que levam os passageiros para o seu destino, a cerca de 60 km de distância, algo em torno de 45 minutos.

Principais atrações turísticas em Blumenau

 

• Oktoberfest:

oktoberfest-atracoes-turisticas-em-blumenau

Começamos o artigo dizendo que Blumenau é muito mais que esse festival da cerveja, mas não podemos deixar de citá-lo como uma das atrações turísticas locais. Essa cidade, como outras de Santa Catarina, contou com a colonização alemã de maneira que o gosto germânico por cerveja se tornou algo cultural em Blumenau.
O festival catarinense, sempre realizado em outubro, é o segundo maior do mundo, ficando atrás somente da Oktoberfest alemã, e acontece desde o ano de 1984.

Uma curiosidade é que a primeira edição da festa foi realizada para consolar a população após uma das piores enchentes da história. A maior festa alemã das Américas conta com auxílio dos desfiles realizados na Rua XV de Novembro para se manter sempre viva.
Para saber mais sobre o Festival Oktoberfest Blumenau acesse o seu site.



100 Million Reviews 728x90

• Parque Vila Germânica

parque-vila-germanica-atracoes-turisticas-blumenau
A casa do Oktoberfest é um centro de eventos que também é uma das principais atrações turísticas de Blumenau mesmo nos outros meses do ano. Para começar os turistas são brindados com o estilo arquitetônico enxaimel (estilo tradicional alemão) e mesmo sem a festa acontecendo tem diversos restaurantes que oferecem amplo cardápio de culinária germânica com base em batata, carne de porco e a famosa cerveja, sendo a atrações turísticas em Blumenau  mais visitada de todas as aqui citadas!
Horário de funcionamento
Segunda a sexta – das 10h às 20h.
Sábados – das 10h às 18h.
Domingos e feriados – das 11h às 17h.
Bares e restaurantes
Aberto todos os dias das 11h às 23h.
Saiba mais em seu site.

 

• Festival da cerveja de Blumenau

Festival-da-cerveja-de-blumenau

Além da Oktoberfest, Blumenau, realiza anualmente o Festival da cerveja que é o maior encontro cervejeiro do Brasil. Esse festival que é realizado desde o ano de 2010 reúne na “capital da cerveja” as principais cervejarias do país, são mais de 400 rótulos para que sejam escolhidas as melhores cervejas assim como as empresas de maior destaque. Normalmente esse festival é realizado no mês de março e é uma das atrações turísticas em Blumenau mais famosas!

Os ingressos para o festival podem ser adquiridos através do seu site.

 

• Museu da Cerveja

museu-da-cerveja-blumenau
A capital da cerveja só podia ter como uma de suas atrações turísticas um museu dedicado a bebida, não é mesmo? No Museu da Cerveja em Blumenau os turistas podem saber mais sobre a história e o processo de fabrico da bebida que é a favorita dos alemães, colonizadores da região.

Leia também: 5 opções de turismo cultural no Vale do Itajaí!
O museu possui ainda um espaço em que estão expostos diferentes objetos que tem a ver com cerveja além de acesso a amostras de malte escuro e malte claro e lúpulo. Para os admiradores de uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo, o Museu da Cerveja é uma das atrações turísticas em Blumenau que não pode faltar em seu roteiro!

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 9h às 17h.
Sábados e domingos das 10h às 16h.

 

• Castelinho Havan (Moellmann ou Castelinho de Blumenau)

castelinho-da-moellman-blumenau
A influência alemã na cidade vai muito além da cerveja, por isso mesmo quem passeia pelas ruas de Blumenau pode se encantar com construções arquitetônicas incríveis como esse castelo. Sua estrutura lembra as construções alemãs da região de Michelstad. Situado na famosa Rua XV de Novembro, no número 1050, ele atende a pré-requisitos municipais para conferir a Blumenau seu ar germânico inconfundível.
O castelinho de Blumenau, como é conhecido, foi construído como loja da marca de ferramentas Moellmann, uma das marcas de maior destaque de Santa Catarina. Com dificuldades financeiras a loja fechou e por algum tempo perdeu seu caráter comercial até que em 2008 passou a ser a sede da Havan em Blumenau. Seja como for é uma das atrações turísticas em Blumenau mais conhecidas da cidade!

Segunda a sábado – das 9h às 20h.
Fecha aos domingos.

• Parque aquático Portal do Sol

parque-aquatico-portal-do-sol-blumenau
Durante a temporada de verão a cidade de Blumenau conta com o Parque aquático Portal do Sol situado no centro da cidade. Um parque completo com o melhor para atender a famílias inteiras. O acesso ao parque é totalmente asfaltado e conta ainda com um ônibus de linha que chega ao local. O parque fica num local cercado de natureza e é uma das atrações turísticas em Blumenau  de maior destaque!

O parque tem o início de sua temporada no mês de novembro, quando funciona abre somente aos sábados e domingos das 9h às 17h. Mais informações no seu site.

• Vila Itoupava

vila-itoupava-blumenau
Para quem tem curiosidade de saber mais sobre a colonização germânica no sul do país essa vila esta entre as atrações turísticas em Blumenau mais visitadas e uma parada obrigatória. Pelo fato de ficar um pouco afastada do centro de Blumenau (25 km) a vila preservou muitas das características do povo alemão quando chegou ao Brasil. Para completar esse visual europeu vintage a vila é cercada por vales e morros. A arquitetura da vila guarda muito dos costumes alemães assim como o estilo de vida de boa parte dos moradores. Uma dica é provar os doces caseiros como cucas e bolos.

• Fábrica da Cervejaria Eisenbahn

cervejaria-eisenbahn-blumenau
O status de Blumenau como a capital da cerveja foi concedido por vários motivos e para entender um pouco mais a dica é fazer a visita guiada pela fábrica da Cervejaria Eisenbahn. Nessa visita os turistas e até os moradores da cidade podem conhecer mais da história da marca brasileira de cervejas mais premiada do mundo.



Find-the-Perfect-Hotel 728x90

Enquanto conhecem o interior da fábrica os visitantes conhecem mais sobre as variedades de cervejas que a Eisenbahn oferece, o sistema de produção de cada uma e pode até mesmo fazer a degustação de chopes diretamente dos tanques em que estão sendo produzidos. Aproveite ainda o Bar da Cervejaria Eisenbahn que fica localizado ao lado da fábrica e no qual são realizados shows de música alemã entre outras atrações.
Serviço da visita guiada na fábrica da Cervejaria Eisenbahn

Leia também: Turismo no Vale do Itajaí, opções para todos os gostos!
Segunda à sábado das 14h às 19h. As visitas acontecem de hora em hora podendo aumentar ou diminuir a quantidade de visitas conforme o ritmo de produção.
Atenção
A visita deve ser agendada com antecedência através do telefone (47) 3488-7307. Saiba mais no site da cervejaria.

• Cervejaria Bierland

Cervejaria-Bierland-blumenau
Para quem realmente gosta de cerveja tem mais uma opção de visita guiada em fábrica na cidade de Blumenau, estamos falando da Cervejaria Bierland. Um dos diferenciais dessa visita é ser gratuita, contudo, também exige agendamento prévio. Além de poder ver a fábrica em pleno funcionamento os turistas ainda podem aproveitar o bar que fica separado da área de produção por uma parede de vidro. O estilo decorativo dessa fábrica é rústico, sinta-se numa fábrica alemã de cervejas.
Serviço
As visitas acontecem diariamente das 10h às 17h com intervalos de uma hora. Saiba mais no site da cervejaria.

• Prefeitura Municipal de Blumenau

Um dos principais exemplos de arquitetura enxaimel do Sul do país, a sede da prefeitura de Blumenau, tem em seu jardim a primeira locomotiva – conhecida como ‘Macuca’ – que foi utilizada na região do Vale do Itajaí em 1907. Fica situada na Praça Victor Konder, s/n.
Serviço
Segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Fechada aos sábados e domingos.

• Prefeitura antiga

prefeitura-antiga-blumenau
A antiga sede da prefeitura de Blumenau foi construída no ano de 1875 com projeto do arquiteto Henrique Krohberger. Depois já ter passado por uma reforma em 1917 sofreu novas modificações em 1938 perdendo em parte o seu estilo. Um incêndio destruiu boa parte da construção em 1958, hoje em dia restou somente parte do paço municipal. Ainda é um ponto de turismo da cidade.
Esses são alguns dos pontos turísticos da cidade de Blumenau, faça uma boa viagem e aproveite o melhor que a cidade tem a oferecer! Quer saber mais? Quer receber novidades de opções turísticas no Vale do Itajaí? Cadastre seu e-mail abaixo!