Atrações turísticas em Itajaí

0 309

Itajaí é o delicioso encontro do rio com o mar. Localizada no Vale do Itajaí, a cidade de colonização portuguesa, mas com muita influência alemã e italiana tem um clima gostoso, temperado e atrai uma enorme diversidade de turistas. Entre as curiosidades, Itajaí é a única cidade brasileira que possui um porto marítimo para transatlânticos aportarem. Isso faz com que atrações turísticas em Itajaí tenham um apelo todo especial!

Com intensa atividade pesqueira movimentando a economia local, o porto de Itajaí também é um dos maiores e mais bem equipados do país, o que faz dele também um ponto de atração turística, além de espaço de deslocamento para o comércio industrial e marítimo. É o único do país que possui um local exclusivamente turístico. Tanta movimentação transformou Itajaí em uma cidade que abarca diversas culturas. Além disso, a cidade tem algumas das mais belas praias do Vale do Itajaí!

 

Marejada em Itajaí

 

Como é o caso a Marejada, uma festa de tradição portuguesa realizada em outubro em Itajaí, que reúne mais de 600 atrações em um espaço de aproximadamente 36 mil metros quadrados.

Regada a muita comida típica e pescados diversos, das melhores qualidades, muita música, muita dança, a Marejada é uma festa conhecida nacionalmente onde o turista tem a oportunidade de apreciar o melhor do fado português e comer os mais saborosos pratos da culinária portuguesa. É a maior festa portuguesa que acontece em nosso país e possui vários palcos, além do palco principal, para a apresentação de várias atividades culturais.

 

atrações turísticas em itajaí 2.jpg

 

Mercado municipal tombado pelo patrimônio histórico e igreja com afrescos italianos

 

E se você quer conhecer mesmo Itajaí, o Mercado Público Municipal tem que está no ranking de sua lista de lugares a visitar. Com culinária típica e regado a diversos pescados e frutos do mar, o Mercado Público é o local ideal para se aprimorar em cultura popular local.

Produtos de palha e cerâmica, artesanato regional e aperitivos típicos são alguns dos diversos atrativos deste mercado vasto em variedades e para todos os gostos.

Toda a arquitetura passou por um processo de reforma e restauração ainda em 1936, logo após um incêndio que praticamente destruiu o local.

Depois da reforma, o Mercado Público Municipal foi tombado pelo patrimônio histórico para a preservação da cultura popular dos povos europeus.

 

atrações turísticas em Itajaí

 

Um dos mais importantes e visitados cartões de visitas de Itajaí é a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Construída em 1955, a igreja é muito mais do que um templo religioso, é uma obra de arte e um monumento cultural.

Pois toda a arquitetura romântica e gótica repleta de vitrais internos com afrescos e desenhos dos pintores italianos Emílio Sessa e Aldo Locateli, a Matriz do Santíssimo Sacramento expõe em vitrais os motivos da eucarísticos e bíblicos, como – por exemplo – o enorme desenho da Imaculada Conceição da Virgem Maria localizado ao teto da igreja. Ou mesmo a estátua de Moisés descendo o Monte Sinai, uma obra do escultor Teichmann.

 

Mais de 21 galerias sobre a cultura local de Itajaí

 

Que gosta que história irá se encantar com o Museu Histórico. Logo de cara, o visitante se impressiona com a beleza da arquitetura do prédio, um edifício construído ainda em 1925 para ser sede da prefeitura de Itajaí.

Mas que se transformou em museu com a mudança de sede do poder municipal. Neste museu, em 21 sessões, está a história de Itajaí. O acervo, aberto ao público, hoje é mantido pela Fundação Genésio Miranda Lins.

Em Itajaí existem ainda outras opções culturais, como a Casa da Cultura Dide Brandão e o Teatro Municipal de Itajaí que vale à pena conferir. A Casa da Cultura tem uma arquitetura bem eclética e possui duas galerias de arte para integrar todo o acervo por ela abarcado. Começou a funcionar em 1982 e tem salas de leitura, galerias de arte, um pequeno teatro, salas de vídeo e de áudio.

Já o Teatro Municipal, apesar de ter sido construído, ficou parado por mais de 10 anos por falta de infraestrutura. Até a prefeitura resolver assumir de vez a obra e toda a manutenção dela. Hoje há mostras de dança, exposições culturais, peças teatrais, musicais; enfim, uma gama de espetáculos para entreter e para ensinar cultura e arte.

 

Cidade japonesa homenageada e herbário que abriga anualmente 60 mil pesquisadores

 

Caminhos de Sodegaura é hoje o nome da Orla Beira-Rio, um local repleto dos mais variados restaurantes e comidas típicas de todas as culturas.

E este nome é em homenagem a cidade japonesa Sodegaura, que mantêm um programa de intercâmbio para estudantes de Itajaí e que é uma cidade muito amiga de Itajaí. Então, em forma de homenagear este belíssimo trabalho, colocou-se o nome de Caminhos de Sodegaura justamente em um local de entretenimento familiar e afetivo que reúne pessoas, que é a gastronomia.

 

Atrações turísticas em Itajaí

 

 

Uma história fantástica!

 

Estas duas cidades são tão amigas e mantêm um relacionamento tão intenso que na Praça Genésio Miranda Lins, em Itajaí, a plantou-se diversas espécies de cerejeiras japonesas, vindas especialmente do Japão para esta finalidade, de serem plantadas aqui no Brasil, e homenagearem a cidade japonesa.

E se o Caminhos de Sodegaura lembra passeios saborosos, o Herbário Barbosa Rodrigues vai lembrar a você passeios amenos, suaves, cheirosos e tranquilos.

Com um acerco de mais de 70 mil espécies de plantas da flora catarinense catalogadas e hermeticamente acomodadas em caixas para o trabalho científico, o herbário é pode ser visitado por meio de agendamento prévio.

Durante todo o ano passam por lá, para realizarem trabalhos científicos, cerca de 60 mil pesquisadores de todo o mundo. A instituição possui um acervo de mais de 15 mil volumes e há espécies já em extinção.

atrações turísticas em itajaí 2.jpg

E quem gosta de sempre fazer umas comprinhas, Itajaí também oferece opções; como a Rua Hercílio Luz, que abriga um extenso calçadão, com várias lojas de roupas, calçados, móveis, bijuterias, entre outros.

Se você preferir, também pode ir ao shopping de Itajaí. Recente, com cerca de 90 lojas, este shopping tem se tornado um dos points da cidade, com diversas opções para os mais variados gostos e bolsos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.