Final de semana chegando com um feriadão prolongado e o que você mais quer é um local sossegado para descansar, ver gente, curtir uma ótima comida. Mas aí bate a dúvida porque afinal você também deseja se deleitar em uma praia, praticar esportes radicais, ir a uma festa badalada. Como conseguir tudo isso em um só local? Como estar em uma praia tranquila, numa cidadezinha sossegada, e em uma festa badalada ao mesmo tempo, em um local com ótima receptividade e uma comida típica deliciosa? As atrações turísticas em Piçarras te oferecem tudo isso!

 

Se você se viu nesta situação, desejando um local destes para aproveitar seu feriado ou férias, você precisa conhecer Piçarras, um município do interior de Santa Catarina. Porque entre as atrações turísticas em Piçarras estão as praias Central e praia de Piçarras, vistas por toda a cidade; e também a famosa festa eletrônica Bali Hai.

Com pouco mais de 20 mil habitantes, pequeninha, Piçarras encanta quem a visita logo à primeira vista. Passeios ao ar livre e em rios e nos braços do mar, por meio de escunas, são ótimas dicas para curtir seu descanso em Piçarras. Nestes passeios, uma ótima dica é conhecer a Ilha Feia, uma ilha de onde se vê toda a cidade.

Praias de piçarras, sossegadas para relaxar e se deliciar

A praia de Piçarras é uma das melhores opções da cidade. Pouco movimentada, mas com uma excelente infraestrutura, com uma ótima faixa de areia, perfeita para caminhadas ao ar livre, ideais para aqueles que desejam relaxar e curtir a temporada no município, a praia de Piçarras possui, em seu entorno, bares e restaurantes, hotéis e quiosques com comidas típicas e milho verde. Há ainda, neste entorno, diversas casas para alugar para passar temporadas.

 

Praias de piçarras

 

Igualmente tranquila como a praia das Piçarras, a praia das Palmeiras também possui uma extensa faixa de areia e é perfeita para relaxar.

Com mar um pouco mais agitado, mas ainda propício para nadar, a praia das Palmeiras é reservada e praticamente sem movimentação. Somente precisa-se ter cuidado com a agitação do mar, e com as ondas. Exceto isso, a praia das Palmeiras é um dos locais que vale a pena visitar em Piçarras.

Um detalhe é a água quente da praia. E também é possível até catar conchinhas ali por perto. O que mostra que não há poluição no local.

Já na praia Ponta do Jacques quem domina é o surf. Com ondas perfeitas para a práticas, a praia Ponta do Jacques é um local muitíssimo frequentado pelos turistas e visitantes que optam por um pouquinho mais de animação. Isto porque a Ponta do Jacques vale a pena a visitação e é uma das mais belas praias do Vale do Itajaí!

 

atrações turísticas em piçarras 2

 

Com águas tranquilas, é possível curtir a natureza, aproveitando belíssimas paisagens praticamente desertas e com o sabor do mar. E ainda surf, claro. As águas são limpas e ainda há uma pequena infraestrutura no local, com algumas barraquinhas com alguns petiscos e bebidas. Outra característica interessante da praia do Jacques é a ampla faixa de areia que deixa o visitante bem à vontade para realizar longo passeios e caminhadas, relaxando calmamente durante o percurso.

 

Como visitar as atrações turísticas em Piçarras?

 

 

E visitar tantas belezas fica ainda mais fácil porque na cidade existe o aeroporto dos Navegantes, com voos frequentes para praticamente todos os locais do país.

E se você optar por seguir de Piçarras para outras cidades do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, visitando outras atrações isto também é possível. Com o parque Beto Carreiro, em Penha, uma cidade bem próxima a Piçarras. Ou o litoral de Blumenau, outro local bastante visitado pelos turistas.

 

Pescado movimenta economia e turismo rural encanta

 

A economia de Piçarras tem como ponto alto o pescado. Famosa pela produção de robalos, um dos peixes de sabor inconfundível e muito apreciado pelos chefs da culinária de todo o mundo, a cidade se tornou uma referência neste aspecto e comercializa robalo, exportando para todo o Brasil.

Então, comer um bom pescado não será nada difícil se você estiver em Piçarras. Mas nem somente de praias, de pescados e de festas eletrônicas vive o turismo da cidade.

 

Em Piçarras, assim como em praticamente todos 49 municípios do Vale do Itajaí, serra de Santa Catarina, conhecido popularmente como Vale Europeu, as paisagens naturais entre montanhas e lagos e rios e pedaços de florestas urbanas, que integram as antigas fazendas da região, conseguem deixar qualquer turista impressionado e em êxtase com tanta beleza.

Turismo rural em Piçarras

 

E é no turismo rural que Piçarras concentra a maior parte de sua charmosa rede de hospedaria; de casas antigas e cheio simples e natural de fazendas, até pousadas com chalés que conferem muita intimidade e aconchego ao local. De lá, é possível apreciar o sossego do Vale Europeu. Estar perto de grandes centros metropolitanos, como Florianópolis e Curitiba.

E ainda passear por entre os belíssimos rios e lagos, porque Piçarras é sede do campeonato brasileiro de jet-ksi. E para aqueles visitantes que sempre gostam de aprender um pouco mais a respeito da cultura e da colonização da região, a cidade oferece, todos os meses, a Feira do Mar.

Recheada de produtos que advêm das culturas portuguesas, açorianas e africanas, a Feira do Mar mostra como o município é mesclado por tradições diversas.

 

Museu oceanográfico em Piçarras

 

Outra dica para passear em Piçarras é ir conhecer o Museu Oceanográfico Univali. Com excelente estrutura, com enorme variedade de fotos, esqueletos e espécies da vida marinha, o Museu Oceanográfico é perfeito para visitação e um ótimo local para passear com crianças e com toda a família.

Com tartarugas gigantes e peixes diversos, quem vai amar o passeio são as crianças. E se você está com a família toda reunida em Piçarras, uma visita ao Museu Oceanográfico Univali não pode ficar de fora do seu roteiro não.  E se você gosta de pescar e quer curtir uma boa pescaria, o lugar ideal é o Parque Tironi, um lugar tranquilo para passear com a família, para pescar, para andar de pedalinho, para cavalgar.

atrações turísticas em piçarras 2

Parque Tironi

 

No Parque Tironi você também pode praticar a pesca esportiva, e há quiosques equipados com mesas e geladeiras e churrasqueiras. Quem gosta de uma pescaria com os amigos naqueles finais de semana prolongados, vai adorar conhecer o Parque Tironi.