Conhecida popularmente como a cidade mais alemã do Brasil, devido à grande quantidade de descendentes dos colonizadores de origem alemã que se instalaram na cidade em meados do século XIX. Diversos traços da colonização alemã são encontrados na cidade, como a arquitetura das casas, os sobrenomes alemães e até mesmo alguns habitantes que ainda falam a língua, além de bandas que tocam marchas típicas dos imigrantes germânicos, corais e grupos folclóricos que ainda preservam a cultura alemã. E não para por aí. A cidade ainda possui cerca de 16 clubes de caça e tiro. A pequena cidade é muito acolhedora, bonita e tranquila, possuindo cerca de 25 mil habitantes, e faz parte do popularmente conhecido Vale Europeu, um pedaço de Santa Catarina que preservam a cultura dos colonizadores europeus. São muitas as atrações turísticas em Pomerode!

 

Festa Pomerana

 

Sendo o principal cartão postal da cidade, a tradicional Festa Pomerana ocorre anualmente no mês de janeiro. A festa reúne as mais variadas características da cultura alemã, oferecendo aos visitantes desde comidas típicas até apresentações culturais de grupos folclóricos e bandas alemãs, além dos tradicionais bailes, que fazer lotas os pavilhões que sediam a festa.

Para os turistas, provavelmente este seja um dos melhores momentos do ano para se visitar a cidade, pois poderá aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer no que diz respeito a questão cultural, além de que o visitante irá se deparar com uma cidade completamente enfeitada em função da festa, tornando-se assim ainda mais bela, além de poder degustar o tradicional chopp alemão acompanhado de um delicioso prato típico germânico durante a festa.

atrações turísticas em Pomerode

Festival Gastronômico

 

Todos os anos, no mês de julho, acontece o tradicional festival gastronômico de Pomerode. Neste festival, vários restaurantes da cidade reúnem-se em um só lugar, e assim se forma a conhecida Vila Gastronômica. Durante o festival, ao visitar a Vila Gastronômica, o visitante irá encontrar uma enorme variedade de comidas típicas alemãs, tendo opções desde os pratos de entrada até sobremesas deliciosas. E caso você não esteja interessado na culinária alemã, o festival ainda oferece pratos para todos os gostos.

 

Leia também: Atrações turísticas em Rio dos Cedros

 

No festival são encontrados os melhores pratos de cada restaurante pomerodense, pois eles selecionam apenas seus melhores pratos para oferecer na Vila Gastronômica. E não para por aí! Durante o festival, ainda ocorrem exposições de artesanato, apresentações musicais de grupos folclóricos e bandas típicas alemãs, além da apresentações de chefs convidados. Por todas estas características está é uma das principais atrações turísticas em Pomerode.

atrações turísticas em Pomerode- festival gastronômico

 

Gastronomia de Pomerode

 

E não é apenas durante o acontecimento do Festival Gastronômico de Pomerode que os visitantes tem uma culinária de alta qualidade a sua disposição. A cidade é conhecida pela gastronomia, sendo ela típica alemã ou não. Confira abaixo alguns dos principais pontos para alimentação na cidade:

Restaurante Wunderwald

Kneipe Schornstein

Ristorante La Spezia

Restaurante Torten Paradies

Restaurante Mundo Antigo

Restaurante Siedlertal & Hofgarten Bistrô

Adega Monsaraz

 

Hotéis e Pousadas em Pomerode

Por ser uma cidade pequena, as opções de hotel e pousadas não são muitas, no entanto, todas elas são muito aconchegantes, e com certeza irão te acolher da melhor maneira possível durante sua visita as atrações turísticas em Pomerode. Confira abaixo os hotéis e pousadas em funcionamento em Pomerode:

Hotel Schroeder

Hotel Bergblick

Pousada Casa Wachholz

Pousada Pomerode

Pousada Dein Haus

Pousada Max

Pousada Blauberg

Pousada Rural Mundo Antigo

Pousada Lena Rosa

 

 

 

Principais atrações turísticas em Pomerode

 

Zoo Pomerode:

Fundado no ano de 1932, este foi o primeiro zoológico privado a ser fundado na região sul do país. Sua história teve início com os animais domésticos que ficavam no fundo da casa de Hermann Weege. Atualmente, cerca de 290 espécies de animais vivem no zoo, acumulando um total de cerca de 1.400 animais, incluindo alguns ameaçados de extinção, residentes no maior ponto turístico de Pomerode. O zoológico conta atualmente com uma área de cerca de 35 000m2, e tem cerca de 65 000m2 destinados a futuras ampliações. O local possui lanchonete, loja de lembranças e estacionamento próprio.

 

atrações turísticas em Pomerode 2

 

zoo-pomerode

 

Portal turístico Sul

Sendo um dos principais símbolos da cidade, o portal foi construído para das as boas vindas aos visitantes. No portal também funciona a secretaria de turismo da cidade, além de ser um centro de informações turísticas e ponto de venda de artesanato local.

Portal turístico Norte (Wolfgang Weege)

 

Inaugurado no ano de 200, o portal é a saída norte da cidade, que vai em direção a Jaraguá do Sul. O portal norte é uma réplica do Portal de Stettin, antiga capital da Pomerânia entre 1720 e 1945. A visita aos portais é recompensada pela bela arquitetura apresentada em ambos, sendo duas das principais atrações turísticas em Pomerode.

Vila Encantada

 

Possuindo cerca de 5 000m2, a vila encantada possui mais de 25 atrações, que são separadas em vilas. Localizado ao lado do Zoo Pomerode, o parque temático apresenta aos seus visitantes dinossauros, piratas e insetos gigantes que mexem com a fantasia dos visitantes. O ambiente da vila apresenta materiais interativos, curiosidades e placas explicativas da pré-história e do mundo moderno.

atrações turísticas em Pomerode 3

Nugali

Sendo uma das poucas marcas que realmente fabrica seu próprio chocolate, a Nugali faz todo o processo, desde o tratamento do cacau até o produto final, que apresenta uma qualidade altíssima em seus chocolates. A Nugali fabrica seus chocolates aos modelos suíços e belgas. O único aroma utilizado é o extrato natural de baunilha obtida da orquídea, utilizado pelos Astecas para enaltecer as qualidades do cacau.

 

Outras atrações turísticas em Pomerode

Rota do Enxaimel:

Rota que exibe a exuberante arquitetura das casas enxaimel, apresentando mais de 70 construções do estilo construídas ainda na época da colonização.

 

Leia também: Atrações turísticas em Timbó!

 

Museu Pomerano:

No museu se encontra toda a história da cidade, mostrando toda a cultura colonizadora.

Museu do Marceneiro: No museu se encontra toda a história da fábrica de móveis Behling, que atua na cidade a mais de 50 anos.

Casa do Imigrante Carl Weege:

O local possui exposição de moveis antigos, roda d’água, além de um rancho com uma antiga moenda de cana-de-açúcar.

 

Estas são algumas das principais atrações turísticas de Pomerode!