O Brasil está repleto de belezas e atrativos que nem sempre são descobertos pelos próprios brasileiros. Esse é o caso da cidade de Rio do Sul em Santa Catarina, que conta com paisagens de tirar o fôlego. Dessa maneira, não é difícil achar atrações turísticas em Rio do Sul.

Os visitantes que escolherem a cidade como destino, irão se deparar com uma rica cultura, afinal, a região reúne tradições alemãs e italianas, e o legado deixado pelos seus colonizadores ganha um charme extra devido a paisagem exuberante da região.

A beleza apresentada pela cidade de Rio Sul é resultado da sua localização privilegiada, ela está situada entre a Serra Geral e a Serra do Mar. E por essa razão, é comum encontrar paredões de cachoeiras, uma enorme extensão de rios, e também montanhas ainda pouco exploradas que podem ser percorridas tanto à pé quanto de bicicleta.

Vale lembrar que o município também é muito procurado pelos praticantes de esportes radicais como o canyoning e também o voo livre. Destaque para as festas que já fazem parte do calendário da cidade, e que são procuradas por turistas de todo o mundo, como a Festa Nacional do Bolão (Kegelfest) e a Anima Italiana.

Outro ponto que merece ênfase, ao falarmos de Rio do Sul, são as suas indústrias responsáveis por confeccionar jeans, um dos itens mais conhecidos do país, o que garante uma ótima oferta e mais um grande quesito no que diz respeito às atrações turísticas em Rio do Sul.

 

Atrações turísticas em Rio do Sul – O que fazer

Existem algumas atividades que todo visitante precisa vivenciar na cidade, sendo que as suas principais atrações turísticas em Rio do Sul são:

Esportes de aventuras e ecoturismo

Como mencionado acima, Rio do Sul é um paraíso dos esportes radicais e do ecoturismo por conta da sua geografia diferenciada. Por essa razão, é um dos destinos preferidos de pessoas que amam esportes de aventura, ou que gostam de ter um contato mais direto com a natureza. Nessa modalidade, os praticantes podem escolher por:

  • Planador, voo livre e paraquedismo: O melhor lugar para praticar esses esportes é no Pico da Bandeira, o local é todo equipado com rampa e está situado a 675 metros de altitude.
  • Pesca: Uma das práticas preferidas dos amantes da natureza, e se você quiser viver essa experiência, a dica é a comunidade Bela Aliança, conhecida por sua origem alemã. Todos são convidados a conhecer o apiário da região, o pesque e pague, a queijaria e também degustar uma das suas famosas cachaças artesanais.  Se desejar, o turista ainda poderá ter um típico almoço alemão, e no caso de visitar a colônia pela manhã, são convidados a experimentar o seu famoso café colonial. Pelas proximidades, também vale a visita à Cachoeira da Magia, também conhecida como Cachoeira Alto Matador com sua queda de 36 metros.

atracoes turisticas em Rio do Sul

Compras

Como comentado anteriormente, tem diversas opções de atrações turísticas em Rio do Sul. Uma delas é a imensa oferta de indústrias de fabricação de jeans. Ao todo, são mais de 100 fábricas situadas na localidade, em praticamente dois centros de compras. Além do jeans, os turistas ainda podem comprar lingerie, tactel, malharia, artigos de linha e lã. Os centros de compras são o Fabricenter e o Polo Shopping.

Eventos

O calendário de eventos da cidade também é bastante rico, e costuma agradar a todos que passam pela região, destacando-se:

  • Kegelfest ou Festa Nacional do Bolão: É considerada uma das mais tradicionais da cidade, além de reunir músicos locais com o melhor da música regional, ela agrupa também artistas de destaque no cenário nacional, danças folclóricas e uma gastronomia de dar água na boca. A festa acontece sempre em outubro.
  • Celebrações religiosas: Para os amantes do turismo religioso, a dica é a festa de São João, que acontece também em junho, e serve como uma homenagem especial ao padroeiro da cidade. No geral, os fiéis comemoram por uma semana inteira, e contam com comidas, danças típicas, e vários shows.

atracoes turisticas em Rio do Sul

 

  • Anima Italiana: Esse animado festejo acontece nos meses de maio ou junho. Tem como principal objetivo apresentar as riquezas da cultura italiana, através de apresentadores de artistas, culinária e diversas encenações históricas.
  • Motosul: Geralmente acontece juntamente com o aniversário da cidade, e nessa data, diversos motociclistas se apresentam juntos em shows diversos.
  • Feira Multissetorial: Nesse evento diversos expositores se unem e fazem um grande espetáculo com shows, desfiles, e vários outros atrativos. Ocorre sempre em ano com os números ímpares.

 

Leia mais em: Atrações turísticas em Pomerode

 

Turismo Rural é uma atração à parte

O Turismo Rural em Rio do Sul merece destaque por possuir um rico e vasto calendário. O projeto 4 Cantos agenda visitas a, pelo menos, 300 propriedades localizadas desde Albertina, passando por Bela Aliança, Itoupava e Valada São Paulo, o que também confere mais belíssimas e naturais atrações turísticas em Rio do Sul. Conheça mais sobre cada uma dessas comunidades:

  • Albertina: Conhecida por sua produção de queijos e geléias, é na verdade um sítio-escola. Além disso, os visitantes ainda encontrarão uma vasta produção de artesanato em velas, podendo desfrutar do seu famoso café colonial, almoçar um dos seus saborosos pratos feitos à base de peixe, além de fazer caminhadas relaxantes e ainda conhecer uma bela cachoeira.
  • Bela Aliança: Foi nessa região que a história de Rio do Sul começou a ser contada, pois trata-se da sua origem. Tem como base a cultura alemã, por essa razão é uma boa dica experimentar um dos seus pratos tradicionais. É nas suas redondezas que se encontra um dos principais atrativos da cidade, a Cachoeira da Magia.

  • Itoupava: Essa região é conhecida por abrigar a maior cachoeira da cidade e que leva o seu nome. A cachoeira Itoupava possui 60 metros de altura, sendo que o principal atrativo da região são os seus passeios aos pomares.
  • Valada São Paulo: Nesse caso o grande atrativo é a produção de queijos e vinhos. Valada São Paulo tem origem italiana e o turista ainda poderá conhecer a sua cachoeira que possui 50 metros de altura.

 

Leia mais em: Atrações turísticas em Rio dos Cedros

 

A história de Rio do Sul

Rio do Sul possui uma rica história, e por essa razão vale muito a pena conhecer um pouco das suas comunidades, os seus bairros históricos, museus, casas de cultura, igrejas e muito mais. Cada um desses locais possui uma história própria, e que merece ser conhecida.

Além disso, você vai se encantar ao provar os seus vários pratos tradicionais, pois a sua gastronomia, como o resto dos seus elementos culturais, possui origem italiana e alemã, uma maneira de viajar para esses países tão impressionantes, sem precisar sair do Brasil.

 

Estas são algumas das principais atrações turísticas em Rio do Sul. Mais um lugar encantador com muitas maravilhar para visitar! Surgiu alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!