Atrações turísticas em Rio dos Cedros

2 563

Paisagens deslumbrantes com uma natureza rústica e árvores por entre lagos a perder de vista, que encantam aos olhos de quem vê e emocionam a alma de quem por ali caminha; assim é Rio dos Cedros, uma pequena e aconchegante cidadezinha colonizada por alemães e italianos, localizado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, região que faz parte do popularmente conhecido Vale Europeu, um pedacinho do Sul do Brasil com cara, clima e gosto de Europa. Em quaisquer cantos da cidade é possível apreciar a natureza e os canteiros de flores, as árvores, os rios e lagos. Mas é na área rural em que se localizam as mais contemplativas paisagens, lugares que mais parecem retirados de um cenário de filme europeu ou de um livro de história antigo. São muitas atrações turísticas em Rio dos Cedros!

Porque as casas são mantidas até hoje exatamente com a mesmíssima arquitetura do século passado, feitas ao modelo europeu, com tijolos à vista.

E em meio a esta área rural, Rio dos Cedros transformou diversas das antigas fazendas em pousadas turísticas, capazes de receber visitantes o ano todo, com muito aconchego e charme, sem perder nem um pouquinho do pitoresco ar de fazenda e região rural que a cidade tanto aprecia.

Nestes lugares, para serem curtidos e visitados sem pressa, conservam-se o que há de melhor em Rio dos Cedros – o turismo rural.

Santuários ecológicos e artesanato de vime

Lugares belíssimos como a Barragem do Pinhal e a Barragem do Rio Bonito não podem deixar de ser visitados. Em Pinhal, no Alto Cedros, há 37 km do centro da cidade e a 800 metros de altitude acima do nível do mar, a Barragem do Pinhal é um santuário ecológico em que o mundo parece ter ficado estático porque o local é repleto de natureza selvagem e ideal para o descanso e o lazer.

Igualmente como a Barragem do Rio Bonito, com 18 milhões de metros cúbicos de água e há 14 km do centro da cidade, a Barragem do Rio Bonito está adornada de locais para se curtir a natureza, para descansar, bem pertinho das principais atrações turísticas em Rio dos Cedros!

Agora se você curte tomar banho de cachoeira, a gruta e cachoeira do Índio, um anexo da Estância Itaperuna é o local ideal.

 

Cachoeira do índio, atrações turísticas em Rio dos Cedros

 

Com 3 quedas-d’água, a Cachoeira do Índio fica grudadinha a Estância, dá para sair da estância e em uns minutinhos chegar à cachoeira. Na Estância Itaperuna, distante a 53 km do centro da cidade, ainda existe o restaurante Taberna, com culinária típica como os deliciosos bolinhos de aipim e as famosas cucas.

 

atracoes-turisticas-em-rio-dos-cedros

 

 

Artesanato de vime em Rio dos Cedros

 

Entre os encantos desta aconchegante cidadezinha estão as artesãs que transformam o vime em verdadeiras peças de arte. Com mais de 200 famílias produzindo (e sobrevivendo) artesanato de vime, Rio dos Cedros é a principal cidade de Santa Catarina que produz este tipo de artesanato.

Isto porque a indústria em Rio do Cedros já possui a tradição de lidar com este tipo de atividade há mais de 70 anos, movimentando o comércio local e injetando 10% dos R$31 milhões totais da economia regional. Além disso, este é um dos pontos da rota do pedestre no Vale do Itajaí!

 

Passeios de barcos regados a licores e geleias artesanais

 

Com águas cristalinas, casas em forma de chalés, rios e cachoeiras entre montanhas, animais silvestres e serras e vales em meio as fazendas, Rio dos Cedros encanta e traz ao visitante a oportunidade de simplesmente descansar, se desligando talvez do atribulado e corrido mundo moderno.

E uma das opções para relaxar e aproveitar são os passeios de barcos de uma a duas horas realizados na Represa de Alto Cedros, pelo Império dos Lagos, um serviço turístico em que o visitante aprecia a paisagem enquanto beberica licores e geleias típicas artesanalmente preparadas e oferecidas aos visitantes. Nos barcos cabem até 6 pessoas por vez, e os passeios são tranquilos e amenos.

E se seu objetivo é descansar, a Ilha Camping ou Península Palmeira é perfeita. O local é adequado para todos os gostos. Com estrutura para acampamentos, campo de futebol, passeios de barcos, catamarãs, pedalinhos, caiaques, quiosques de alimentação, a Península Palmeira conta ainda com chalés mobiliados e casas para os visitantes e um completo serviço de bar e cozinha.

 

atrações turísticas em Rio dos Cedros

 

Dá para descansar e aproveitar a natureza com muita qualidade e bem-estar. Porque afinal você está em Rio dos Cedros, um paraíso do turismo rural. E falando em natureza, que tão ficar ainda mais pertinho dela cavalgando? Então, reserve você também o seu passeio a caminho em um serviço turístico com o do Paulo Fernandes, localizado em Palmeiras e que atende à toda a região dos Lagos.

 

Um dos melhores rios do país para a prática de canoagem

 

Gostou né!?! Mas se você está pensando que esta pequenina cidadezinha é somente calmaria, enganou-se. Saiba que Rio dos Cedros possui um dos melhores rios do Brasil para a prática de canoagem, cheio de corredeiras e diversos níveis de dificuldade, tornando o esporte radical que é a canoagem ainda mais radical e mais apreciado pelos desportistas da atividade. Se você encara aventuras como esta também pode gostar dos ares e dos esportes praticados nas alturas, como o parapente e a asa-delta.

E em Rio dos Cedros também há rampas ideais para a prática destes dois esportes como a rampa da família Andreazza. Apesar de radical, o voo livre se difere dos voos motorizados e se aproxima mais do voo das aves, mais natural, mais silencioso.

Com tanto lugar para passear, tem gente que vai mesmo é curtir a culinária e os aperitivos. E por falar em aperitivo, existe em Rio dos Cedros uma bebida típica riocedrense chamada de Bonican, sugerindo algo que vem do campo.

Produzida pelos próprios colonos na época em que chegaram ao Sul, esta bebida possui diversas folhas (de laranjeira, de pêssego, de figo, de abacate, de amora, canela, ervas, açúcar mascavo, cachaça, salvia, hortelã, gengibre, etc) e ervas e ingredientes.

Quem vai a Rio dos Cedros não pode deixar de apreciar. Falando em bebidas, se você gosta do sabor da culinária italiana, a Birra Dolce, uma cerveja caseira feita com gengibre e sem álcool também é vendida em Rio dos Cedros e já caiu no gosto dos turistas.

 

Quer conferir mais algumas atrações turísticas em Rio dos Cedros? Confira estes vídeos!

 

 

 

 

2 Comentários
  1. Olá, Tudo bem Gostei muito do seu post e seu Blog, Parabéns pela iniciativa, gostaria de fazer uma parceria tem como?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.