As férias se aproximando e você gostaria mesmo de conhecer uma cidade aconchegante para descansar e curtir. Nos catálogos de viagem que viu, se encantou pelas paisagens naturais de Santa Catarina. Mas com tantas opções nem sabe afinal para onde vai? Relaxa, férias é para aproveitar, não para se estressar. E se a intenção é paz, sossego, muita atração natural, bons vinhos e aquela comida italiana saiba que o seu local escolhido só pode ser mesmo Timbó, a cidade catarinense no coração do Vale do Itajaí. São muitas atrações turísticas em Timbó que vão te dar excelentes opções!

Com pouco mais de 30 mil habitantes e uma diversidade de trilhas ecológicas para caminhadas turísticas e lazer, Timbó é o paraíso para quem opta por bem-estar, natureza e muita diversão.

 

Atrações turísticas em Timbó, conhecendo a cidade!

 

Antiga, cheia de ruas e ruelas calçadas por paralelepípedos, de colonização alemã e italiana, a cidadezinha reúne em seu badalado centro histórico e em alguns bairros charmosos, o que existe de melhor e mais saboroso na culinária europeia vinda da Alemanha e da Itália. Entre as atrações turísticas em Timbó existem opções para todos os gostos: passeios ao ar livre, museus históricos e culturais, vida noturna, trilhas ecológicas e parques ambientais, pousadas coloniais, restaurantes com culinária típica e um clima ameno e gostoso, um friozinho delicioso para aproveitar ao lado de quem se ama, super convidativo para namorar. E se é para passear com a família inteira, saiba que Timbó é uma cidade com diversos programas familiares.

 

Leia também:

Atrações turísticas em Rio dos Cedros

Atrações turísticas em Piçarras

 

Mas se você vai encarar Timbó sozinho mesmo, pode ficar tranquilo, que com tantas atrações, fica fácil fácil fazer novas amizades e levar para casa as melhores lembranças. E com tudo isso de bom Timbó ainda vai proporcionar a você a oportunidade de conhecer um pedacinho da Europa estando aqui mesmo no Brasil. Isto porque a cidade, juntamente com algumas outras do Sul, faz parte do denominado Vale Europeu, o conhecido Vale do Itajaí. Porque conhece-la? Porque você irá se encantar com o acolhimento, a limpeza das praças e ruas e lugares, as hospedagens, as flores, os parques, e tudo o que torna um lugar extremamente delicioso para se morar e se viver.

 

Thapyoka, o cartão postal de Timbó!

 

Um lugar incomum. O slogan da Thapyoka não poderia ser outro. Uma construção histórica, onde no século XIX, imigrantes alemães construíram uma represa para movimentar a roda que moia trigo e outros grãos. O ar histórico e com forte presença da cultura alemã ainda está lá.

Some este ar nostálgico a um restaurante de alta qualidade, com um chopp que encanta qualquer um! Esta é a Thapyoka. Muito mais do que um restaurante ou uma choperia ou uma danceteria. Ali, você terá uma experiência diferenciada e uma das atrações turísticas em Timbó com maior visitação!

atrações turísticas em timbó

Natureza e passeios ao ar livre no Moro Azul

Moro Azul no Parque Ecológico Freymund Germer é o ponto mais alto da cidade. Com 758 metros de altitude, acima do nível do mar, o Moro Azul, há 18 quilômetros do centro de Timbó, é equipado com rampas propícias exatamente para os voos livres de parapente e asa-delta.

Corrida, esportes radicais, aeromodelismo, prática de esportes com pedal; tudo isso pode ser feito neste parque. Repleto de vegetação e paisagens naturais, o Parque Ecológico Freymund Germer é ideal para piqueniques ou passeios em família. Além da vista lindíssima, para chegar ao Morro Azul o visitante passa por ruelas antigas com casarões da era colonial e por uma variedade de hortênsias. Dentro do parque há toda a assistência para refeições.

Viu como pode ser uma excelente pedida viajar para contemplar a natureza e praticar esportes radicais! Se gostou do Morro Azul, com certeza você também vai adorar o Morro do Arapongas, um local bem pertinho do Centro de Timbó – apenas 6km – e de difícil acesso, porém com uma das melhores rampas para voos livres. E se já está perto do centro histórico, aproveite e pegue o primeiro acesso na Praça Bremer e vá conhecer a Represa do Rio Benedito. Construída pelos alemães em 1880, a represa bem no centro da cidade acaba dando a Timbó um charme todo original.

atrações turísticas em timbó

 

Instrumentos musicais de cinco séculos guardam a história

 

Quem é amante da boa música ou gosta de cultura ou de antiguidades não pode deixar de conhecer o Museu da Música, um casarão antigo localizado no centro da cidade e repleto de histórias seculares para contar. Com visitação de segunda à sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, o Museu da Música guarda instrumentos de musicais de cinco séculos, épocas de bailes do século passado. Passando pela cidade, não deixe de frequentar uma das principais atrações turísticas de Timbó!

O Complexo Turístico Jardim do Imigrante e o Museu do Imigrantes são paradas obrigatórias para quem está de passeio de Timbó. Ficam exatamente no centro da cidade, e de lá dá para fazer ótimas fotografias, com uma ponte ao fundo. Nos finais de semana costuma-se abrir uma feirinha de artesanato bem diversa.

Ao lado do Rio Benedito, onde fica o moinho, o Museu do Imigrante e Complexo Turístico Jardim do Imigrante é um local bucólico, harmonioso e ideal para passeios tranquilos, ao ar livre, regados de amenidades, perfeito para ir com a família ou com o seu amor. Uma das atrações turísticas em Timbó com mais história!

 

atrações turísticas em timbó

 

Poesia, cultura e cerveja artesanal em Timbó

Casa do Poeta Lindolf Bell é um dos pontos turísticos em Timbó que precisa ser visitado. Completa, com biblioteca, museu, praça e centro de memória, a Casa do Poeta Lindolf Bell, inaugurada em dezembro de 2003, mantêm vivas as memórias do morador ilustre e consegue preservar o estilo arquitetônico e a decoração da época. Ali também está toda a obra deste poeta que dedicou a própria vida à cultura. Por meio do Centro de Memória, acoplado à casa, o visitante tem acesso a documentos, relatos pessoais, manuscritos e fotografias importantes da vida de Lindolf.

Na parte em que fica a Biblioteca, o visitante pode observar às obras de que Lindolf mais gostava, tanto na literatura regional catarinense, quanto na literatura nacional e internacional. Em meio a toda essa aura cultural está a Praça Central, de visitação permanente e gratuita, muito agradável e charmosa. Vale a pena conferir.

Gosta de uma boa cerveja? Então, a Berghain Cervejaria é uma das atrações turísticas e Timbó obrigatórias!

De tradição alemã (a terra da cerveja), a cervejaria ganha adeptos e conquista o público com um serviço de atendimento e ambientes muito agradáveis. De decoração rústica e aspecto sóbrio, na Berghain é possível tomar um delicioso chop de trigo. Com informações a respeito de todas as cervejas artesanais ali vendidas e fabricadas, o local é ideal para aqueles amantes de boas cervejas.

 

atrações turísticas em timbó

 

 

Parque Henry Paul e Central

 

Timbó tem parques modelo que garantem a diversão gratuita e de qualidade! O parque central, no centro da cidade, mistura infra-estrutura e atividades variadas. Lá você pode jogar futebol, vôlei, basquete, andar de skate ou bicicleta. Além disso há uma pista de caminhada e corrida de mais de 2 km de extensão total.

Para as crianças, um parque completo, muita grama e espaço aberto para correr e se divertir. Enfim, uma das atrações turísticas em Timbó mais completas para sua família!

Já no parque Henry Paul temos tudo isso e um pouco mais. Além de todas as atividades presentes no parque central, o parque Henry Paul ainda conta com cancha de bocha e a “feirinha” as terças e sextas. Na feirinha presente no parque Henry Paul, tem chopp gelado, peixe e diferentes lanches!

 

atrações turísticas em timbó

Parque central em Timbó!

 

parque henry paul timbó

Parque Henry Paul

 

 

Tanta beleza somente poderia dar a Timbó uma das mais renomadas premiações, o Selo de Ouro, recebido em 2002, pelo Embratur, reconhecendo a cidade como um polo turístico brasileiro. Isso se deve a infra-estrutura e a qualidade das atrações turísticas em Timbó!

E os visitantes fazem jus ao título, pois anualmente costumam passar pela rede hoteleira de Timbó cerca de 13 mil turistas, encantados com os belezas e delícias da cidade. Então, venha você também conhecer Timbó e se encantar.