Circuito cultural do Vale do Itajaí em Santa Catarina

1 192

Reconhecida por suas belezas naturais, a região do Vale do Itajaí, é também uma região muito rica culturalmente. O Circuito cultural do Vale do Itajaí em Santa Catarina foi criado com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os municípios locais de maneira a tornar a região ainda mais fortalecida nesse setor. Participam desse circuito onze municípios situados na região que é chamada de médio vale do Itajaí.

As cidades do Circuito cultural do Vale do Itajaí

Participam desse circuito cultural as seguintes cidades: Pomerode, Gaspar, Doutor Pedrinho, Indaial, Ascurra, Apiúna, Botuverá, Rodeio, Timbó, Guabiruba e Benedito Novo. Essas cidades se uniram para realizar um grande circuito em que a cultura é o principal foco. A ideia central é que os grupos de teatro, dança e outros movimentos culturais circulem pelos onze municípios, assim existe um movimento para conhecer o que está acontecendo culturalmente nas cidades vizinhas.

Apresentações do Circuito cultural do Vale do Itajaí

As apresentações realizadas dentro desse circuito incluem dança, teatro, música e até mesmo patinação no gelo. O principal objetivo dos organizadores do evento é mostrar que o Vale do Itajaí possui grande diversidade e qualidade artística. As apresentações são abertas ao público de maneira que é um evento democrático do qual todos podem participar. Por ser uma região com grande vocação para o turismo também se torna uma alternativa interessante para quem está de passagem por essa região.

circuito-cultural-do-vale-do-itajaí

Organização do Circuito cultural

A organização desse grande evento cultural que tem tudo para se tornar ainda maior nos próximos anos é de responsabilidade da Associação de Moradores do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). O trabalho realizado por essa associação é realmente muito interessante uma vez que inclui a seleção dos grupos artísticos que farão apresentações no circuito cultural bem como a distribuição dos mesmos para os diferentes municípios para que ocorra um grande intercâmbio cultural.

Cultura local

Quem é de fora e chega ao Vale do Itajaí durante a realização desse circuito tem a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local. Isso porque os grupos de música, dança e outros tem grande influência dos povos imigrantes que ajudaram a construir essa região do país. A presença de imigrantes alemães é muito forte, mas também é possível perceber a presença dos italianos, poloneses, austríacos e portugueses.

Um grande convite para celebrar o melhor da cultura dessa região para quem ainda não conhece o sul do país. Em geral o festival é realizado nos meses de novembro e dezembro, vale a pena se informar antes de viajar para a região quais serão as datas de cada ano. Assim você pode planejar a sua viagem para poder aproveitar ao máximo tudo o que esse festival oferece. Viva momentos especiais com as pessoas que são importantes para você nesse lugar especial.

Turismo com a família

Viajar para o Vale do Itajaí enquanto está acontecendo esse circuito cultural é uma ótima dica para quem está querendo fazer esse passeio com a família. As atrações agradam a um variado público e são gratuitas. Sendo assim é uma excelente opção para quem tem família grande. Faça uma pesquisa sobre as atrações desse festival e não deixe de aproveitar essa oportunidade.

O que mais o Vale do Itajaí oferece?

Uma das regiões do sul do Brasil que mais recebe visitantes todos os anos, o Vale do Itajaí, é conhecido por oferecer uma série de opções de passeios e oportunidade turísticas o ano todo. Dentre as dicas do que você pode fazer nas cidades do Vale estão:

  • Ecoturismo – Com belos cenários que propiciam aventuras esportivas sem igual, os turistas podem praticar rapel, voo livre, ciclismo entre muitos outros esportes.
  • Gastronomia – Outra característica bem marcante do vale é ter a gastronomia típica de culturas europeias como a alemã e a italiana. É interessante visitar a região durante a realização dos festivais gastronômicos locais.
  • Roteiro de compras – O estado de Santa Catarina, particularmente a região do Vale do Itajaí, é reconhecido como um grande produtor de roupas e calçados. Você pode fazer um ótimo e oportuno roteiro de compras.
  • Passeio únicos – Uma região em que você encontrará trechos de mata atlântica preservados, poderá fazer um passeio de Maria Fumaça, conhecer a vida rural, conhecer mais sobre o estilo de arquitetura enxaimel (tipicamente alemã) e muito mais.

 

 

1 comentário
  1. […] ao longo do caminho diversos exemplos da tradicional arquitetura enxaimel, que fazem parte do circuito cultural do Vale do Itajaí. Uma dica legal é que muitas das propriedades rurais locais abrem as suas portas para que os […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.