Conheça as belezas do Vale Europeu no Vale do Itajaí, em Santa Catarina

0 174

A região do Vale do Itajaí no estado de Santa Catarina foi colonizada com a combinação das culturas europeias alemã, italiana, polonesa, austríaca e portuguesa. Quem deseja ver de perto essa combinação de culturas não pode deixar de fazer uma visita ao Vale Europeu.

No Vale Europeu é possível deleitar os olhos com a arquitetura europeia e o paladar com a culinária típica. Tem opções para todos os gostos com festas como a Oktoberfest de Blumenau, as festas religiosas ou mesmo roteiros de compra pelas cidades-polo de produção têxtil.

Dicas de turismo para conhecer as belezas do Vale Europeu

Ecoturismo no Vale Europeu

Como a região do Vale Europeu é repleta de morros, cascatas, cachoeiras e outros cenários belos e propícios, se estabeleceu uma tradição da região na realização de esportes de ecoturismo. Dentre as possibilidades de esportes que a região oferece estão rapel, trekking, mountain bike, prática de voo livre entre outros. Uma região que oferece excelente infraestrutura para os turistas que estão em busca de emoção.

Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu

Outra possibilidade bem interessante para quem deseja conhecer as belezas do Vale Europeu praticando esporte é aderir ao ciclismo. O gosto por bicicletas é uma herança cultural dos povos europeus que se estabeleceram na região. O resultado dessa paixão foi a criação do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu em que se tem um percurso de 300 km passando por nada menos do que nove municípios que fazem parte dessa região. Para quem está pensando em participar a dica é prestar bem atenção para o trecho que corresponde ao município de Rio dos Cedros.

vale-europeu-sc

Caverna do Botuverá

Outro ponto turístico que não pode faltar na sua lista de belos locais do Vale Europeu para conhecer é a Caverna do Botuverá que se destaca por ser a maior da região sul do Brasil e tem o status de ser uma das mais bonitas do continente. Para quem gosta de turismo na natureza é uma ótima alternativa.

Faça uma viagem pelas estradas do Vale Europeu

Quem assiste a filmes estrangeiros de viagens feitas de carro que passam por belos cenários e acredita que isso não é possível no Brasil precisa conhecer as estradas do Vale Europeu. Uma das maneiras mais divertidas e bonitas de conhecer essa região é fazer uma viagem através das estradas que fazem a ligação dos municípios da região. Durante o seu passeio fique atento aos belos rios e cascatas que vão surgindo no horizonte.

Como essa é uma região em que a colonização alemã é bastante forte será possível observar ao longo do caminho diversos exemplos da tradicional arquitetura enxaimel, que fazem parte do circuito cultural do Vale do Itajaí. Uma dica legal é que muitas das propriedades rurais locais abrem as suas portas para que os turistas possam conhecer. Muitas dessas propriedades oferecem opções de serviços de hospedagem, passeios por trilhas, atividades como cavalgadas e depois uma mesa repleta de itens típicos da região nos tradicionais cafés coloniais.

Turismo religioso no Vale Europeu

Além do ecoturismo, o Vale Europeu, se destaca também no segmento de turismo religioso. São inúmeras opções de igrejas, grutas, santuários ricos e ornamentados entre outros espaços em que a religiosidade se destaca. Uma das cidades do vale que oferece mais de 30 opções de pontos de turismo religioso é a bela Nova Trento. Para se ter uma ideia nela está localizado o maravilhoso Santuário Santa Paulina, a primeira santa do Brasil.

Na cidade de Brusque é possível visitar o Santuário Nossa Senhora de Azambuja que é tido como um dos maiores e mais bonitos do país. Para quem é devoto de Nossa Senhora de Fátima a dica é visitar a cidade de Doutor Pedrinho em que fica localizada a gruta que leva o nome da santa. Outras opções são as igrejas luteranas que podem ser vistas em cidades como Blumenau e Ibirama além de uma bela igreja ucraniana na cidade de Santa Terezinha.

igreja-santa-terezinha-sc

Roteiro de compras

O turismo de compras também tem vez no Vale Europeu, pois nele estão situadas algumas das cidades mais famosas por serem polos de produção têxtil. Os interessados podem investir em roupas, roupas de cama, mesa, banho e artigos para o lar. Se você gosta de jeans não pode deixar de visitar a cidade de Rio do Sul. O setor calçadista não fica atrás sendo também muito forte nessa região e oferecendo a possibilidade de fazer roteiros de compras excepcionais.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.