Santa Catarina é uma das cidades mais procurados do Brasil, sendo muito conhecida por suas belezas naturais e paisagens exuberantes, mas além disso, a sua programação cultural é um espetáculo à parte, a região do Vale do Itajaí, por exemplo, é marcada por suas festas históricas e extenso calendário o ano inteiro, o que costuma atrair turistas de todas as regiões do Brasil. Sim, as festas no Vale do Itajaí são um capítulo a parte!

O Vale do Itajaí encanta também devido as suas belezas naturais, não é à toa que muitas vezes ele é conhecido como o Vale Europeu, isso acontece principalmente por sua vasta cultura intimamente ligada aos costumes europeus.

O Vale do Itajaí, para quem não conhece, é uma das seis mesorregiões que fazem parte de Santa Catarina. O seus colonizadores foram os povos germânicos, e isso fica muito bem explícito na sua cultura, sendo que todos os visitantes costumam exaltar a sua gastronomia de ponta, folclore, arquitetura e hábitos locais.

Vale lembrar que cada um dos eventos promovidos na região tem algo único e marcante e que costumam sempre encantar os que procura a área para os seus momentos de lazer. Conheça um pouco mais sobre as principais festas e eventos no Vale do Itajaí, e encante-se.

 

  1. Oktoberfest em Blumenau

Essa é uma festa tradicional e que já ultrapassou os limites da cidade e passou a ser um patrimônio do Brasil. De origem alemã, a Oktoberfest é considerada a segunda maior festa da cerveja do mundo, um feito que deve ser levado em consideração na hora de planejar a sua próxima viagem. A primeira edição do evento aconteceu em 1985, e desde então passou a ser referência no Brasil, reunindo muita música, dança, gastronomia alemã e lógico, cervejas diversas.

Entre as principais atrações do Oktoberfest estão os seus carros alegóricos que ganham as ruas durante todos os dias do festival, além disso, há também o torneiro de chope em metro, há também o famoso choppwagen, ou carro do chopp, que distribui bebida grátis para os interessados.

 

oktoberfest-turismo-no-vale-do-itajai

 

  1. Fenarreco ou Festa Nacional do Marreco em Brusque

Esse é outro evento de origem alemã, que é realizado em Brusque, Assim como o Oktoberfest, no Fenarreco os participantes também realizam desfiles, tudo acompanhado de muita comida típica e música composta de músicos regionais. O grande destaque do evento é o ente mit rotkohl, o tradicional marreco que ganha recheio de repolho roxo.

E as atrações não param por aí, os organizadores ainda realizam a corrida de tamancos, uma das competições mais divertidas, sendo que durante o evento os interessados ainda podem participar da disputa de quem consegue serrar um tronco de árvore mais rapidamente e também o chope em metro. Na maioria das vezes, essa festa acontece em outubro, mas o ideal é sempre ficar de olho no calendário de eventos da região.

 

fenarreco

 

  1. Marejada em Itajaí

Essa é uma festa tradicional que tem como base a cultura açorina, e isso inclui a sua rica gastronomia. Durante os dias de festas, as pessoas poderão conferir uma rica exposição sobre o folclore português, música, artesanato, dança, e alguns pratos típicos como o bacalhau, frutos do mar e a deliciosa sardinha na brasa.

Vale ressaltar que a Marejada é um evento para toda família, e justamente por isso conta com o espaço kids, onde as crianças são convidadas a viverem várias experiências divertidas pensadas especialmente para elas. Nos últimos anos, esse festival tem acontecido no mês de novembro, porém, a prefeitura costuma divulgar a data com antecedência.

 

marejada

 

4. Festa do Imigrante – Timbó

É uma celebração da emigração alemã na região, a comemoração reúne bailes, gastronomia típica, shows e também danças folclóricas germânicas. Uma grande celebração também das origens que fizeram com que a região tivesse características tão peculiares e únicas.

 

festa-do-imigrante

 

5. Festival do Camarão em Porto Belo

E por ter uma cultura bem variada, os portugueses também ganham espaço nas festas e eventos da região, e é justamente isso que acontece no Festival do Camarão. Na ocasião, os participantes poderão se deliciar com uma dessas iguarias, sempre com receitas tradicionais e elaboradas, feitas com todo cuidado que a região oferece para os participantes.

 

camarrao-porto-belo

 

6. Kegelfest em Rio do Sul

Marcado pela presença de artistas nacionais convidados, além de muita comida e música típicas da região. Os visitantes ainda encontrarão apresentações folclóricas, gastronomia típica e muita animação. Na ocasião, o carro-chefe das comemorações é a prática do bolão, um esporte considerado ancestral do boliche, sendo que esse costume foi herdado dos colonizadores alemães, que, como pode-se perceber, tem forte influência na cultura da região, e isso inclui as suas festas e festivais que costumam celebrar sempre essa ligação.

 

kegelfest

 

7. Festa Trentina – Rio dos Cedros

A festa Trentina, que ocorre na pacata cidade de Rio dos Cedros é uma homenagem a imigração italiana na cidade. Comida típica, apresentações culturais, feiras de negócios, desfiles e o vinho e a polenta que não poderia faltar!

A festa ocorre sempre na primeira semana de Setembro.

festatrentina

8. Schützenfest em Jaraguá do Sul

A tradicional festa do tiro alemã, reproduzida com fidedignidade em terras brasileiras. Comida típica, atrações culturais e muito mais para toda a família!

 

A festa ocorre sempre no final de Novembro e reúne admiradores em todo o país!

 

schutzenfest

 

 

9. Circuito cultural do Vale do Itajaí:

Não é exatamente um evento, mas vale a pena acrescentar no seu roteiro, pois dessa maneira você irá poder conhecer a cidade muito mais a fundo. As cidades que fazem parte desse circuito são Gaspar, Pomerode, Indaial, Doutor Pedrinho, Ascurra, Rodeio, Apiúna, Botuverá, Timbó, Benedito Novo e Guabiruba. Com a reunião dessas cidades, surgiu esse circuito cultural que vem conquistando cada vez mais as pessoas.

A principal ideia com esse “corredor cultural” é fazer com que grupos de danças típicas, companhias de teatro, dança e todos os outros movimentos culturais pudessem fazer parte desse grande projeto, pois dessa maneira, os visitantes podem ser alcançados em várias partes da cidade.

 

Circuito cultural do Vale do Itajaí, festa o ano todo!

 

De acordo com os organizadores dessa iniciativa, o grande motivador para fazer com que esse projeto saísse do papel foi o desejo de apresentar ao grande público que o Vale do Itajaí é composto por uma enorme diversidade de movimentos. Vale ressaltar que todas as apresentações que fazem parte do circuito cultural são abertas ao público, portanto, é considerado um evento totalmente democrático, onde todos podem participar.

Os responsáveis pelo circuito cultural é a Associação de Moradores do Médio Vale do Itajaí, sendo que eles também são os responsáveis por selecionar os grupos que irão fazer parte do evento.

Além dessas tradicionais festas, os visitantes podem aproveitar a sua estadia no Vale do Itajaí para conhecer um pouco mais dessa região que cresce a cada dia, conhecendo um pouco mais a fundo as suas belezas naturais. Entre as atrações do Vale do Itajaí estão:

  • Parque Vila Germânica;
  • Parque Malwee;
  • Catedral São Paulo Apóstolo – Igreja Matriz.
  • Praia Brava.
  • Casa do Imigrante Carl Weege;

Além disso, vale muito a pena experimentar um dos seus pratos típicos e aproveitar tudo o que a região tem a oferecer ao máximo. Outra dica importante é se programar com antecedência, principalmente se o que você seja for aproveitar um dos festivais da cidade, pois o nível de ocupação dos hotéis costumam ser bastante elevado nessas épocas, portanto, garantir o seu ingresso (se necessário) e reserva com bastante antecedência pode ser sinônimo de garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.

 

149

 

E se você ainda tiver se perguntado sobre o que mais o Vale do Itajaí tem a oferecer, saiba que a lista ainda não acabou, a região ainda oferece:

 

  • Passeios únicos e realmente inesquecíveis.
  • Rica gastronomia.
  • Roteiro de compras.

E por ter uma ampla agenda cultural durante todo o ano, o Vale do Itajaí costuma ser a melhor escolha para várias ocasiões, inclusive se a família estiver viajando com crianças, visto que a cidade também apresenta diversas atrações para os pequenos.

E como ocorre em outras cidades, o calendário de festas e eventos pode variar, portanto, para não perder a data daquele que mais agrada a você e a sua família é fundamental acompanhar sempre o calendário cultural da região e já marcar na agenda, assim, você não fica de fora de nada do que acontece nesse paraíso, que costuma sintetizar muito bem a modernidade com a simplicidade e beleza.