Gastronomia no Vale do Itajaí, SC

0 348

Para algumas pessoas o melhor tipo de turismo para se fazer é o gastronômico, poder conhecer um lugar por meio de seus sabores, cores e texturas é realmente uma experiência única. O Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é um desses lugares especiais em que se pode fazer esse tipo de turismo. Os imigrantes europeus que ajudaram a construir as cidades dessa região do estado contribuíram para uma grande miscelânea cultural e de sabores.

A marca da colonização europeia no Vale do Itajaí

A presença dos alemães, portugueses, poloneses, italianos e austríacos na região é muito marcante até os dias atuais. Podemos observar que no Vale do Itajaí as estradas são estreitas, asfaltadas e muito bem conservadas. Existe grande presença de árvores e a arquitetura do estilo enxaimel (típico estilo alemão) está bastante presente. É natural que na mesa também exista forte presença da influência desses povos.

Restaurantes típicos, a base da gastronomia no Vale do Itajaí!

gastronomia-no-vale-do-itajai

Saiba que durante a sua viagem para o Vale do Itajaí é bem provável que você acabe passando do ponto na hora de comer. Isso porque são tantos pratos deliciosos e com inspirações tão diversas que fica difícil resistir, mesmo para quem é controlado. Nas cidades dessa região é muito comum encontrar excelentes restaurantes típicos que oferecem menu variado com opções de pratos que você não encontrará em outros pontos do país. Uma opção para quem deseja ter acesso a bons restaurantes típicos o ano todo, saiba mais sobre os festivais gastronômicos que são realizados no Vale do Itajaí.

Os festivais gastronômicos do Vale do Itajaí, SC

Uma das bases do turismo do Vale do Itajaí é a gastronomia. Como explicamos acima a influência da colonização europeia contribuiu para a construção da fama dessa região como uma das principais da alta gastronomia. Os hotéis no Vale do Itajaí também são uma atração a parte! Durante o ano a região recebe uma série de festivais com foco na gastronomia dos diferentes povos colonizadores. Conheça alguns desses festivais e comece a planejar a sua viagem para o Vale do Itajaí.

Festitália- Gastronomia no Vale do Itajaí que lembra a “velha bota”!

Um festival gastronômico e cultural bastante tradicional do Vale do Itajaí que tem como objetivo festejar a Itália. A festa acontece no mês de julho e além de apresentações de grupos folclóricos com inspiração italiana conta com um vasto menu de pratos deliciosos que tem como inspiração o país das massas.

Dentre os pratos que deliciam os participantes dessa grande festa estão a famosa polenta com galinha, massas e muitas outras opções. Esse festival acontece na cidade de Blumenau no mesmo espaço em que acontece a Oktiberfest em outubro, o Parque Vila Germânica. Para participar desse festival é necessário adquirir ingressos.

Festival Gastronômico de Pomerode

Para quem gosta da gastronomia alemã é bem interessante conhecer o tradicional Festival Gastronômico de Pomerode. O foco nessa culinária se deve a origem dos produtores locais que participam. O mais legal desse festival é exatamente manter a tradição de ser feito com moradores da cidade que preparam pratos com o tema “delícias da cidade mais alemã do Brasil”.

O evento tem como sede o Parque Municipal de Eventos de Pomerode que se transforma numa verdadeira vila gastronômica. No cardápio desse saboroso evento é possível encontrar pratos fantásticos como o tradicional joelho de porco e o marreco. As sobremesas alemãs também tem vez assim, claro, como a cerveja que não poderia faltar. A entrada no festival é gratuita e além de atrações gastronômicas oferece opções de artesanato.

Festival de Botecos do Alto Vale

Para quem quer adicionar ao seu passeio gastronômico sabores mais peculiares no Vale do Itajaí a dica é aproveitar também esse festival que privilegia as comidinhas típicas de botecos, nada mais brasileiro, não é mesmo? Vários bares do município de Rio do Sul participam do evento incluindo em cardápio opções de petiscos que são reconhecidos como sendo de botecos, mas tudo com muito capricho e sabor. É um dos grandes festivais da gastronomia no vale do Itajaí!

Os interessados poderão se deliciar com bolinhos de carne que tem temperos especiais, hambúrgueres com um toque diferente e claro as sobremesas que ajudam a fechar a rodada de chopes. Aproveite ainda que várias marcas de cervejas artesanais de Santa Catarina participam do festival. Os celíacos e veganos também encontram opções nos cardápios, um festival de boteco para todos. Para participar é necessário comprar ingresso.

 

gastronomia-no-vale-do-itajai

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.