Lugares para conhecer no Brasil: Vale do Itajaí

1 193

Viajar é uma das melhores coisas da vida e encontrar um lugar diferenciado para conhecer é essencial para ter experiências cada vez mais interessantes. Uma dica para quem está em busca de um lugar especial para conhecer é o Vale do Itajaí. Um dos lugares para conhecer no Brasil com características mais ímpares em termos de turismo.

Também conhecido como o Vale Europeu, essa região de Santa Catarina tem a marca dos colonizadores europeus em seus costumes, arquitetura, gastronomia e até mesmo nas línguas faladas. Além de oferecer uma imersão numa Europa dentro do Brasil a região ainda conta com a realização de eventos conhecidos internacionalmente como a Oktoberfest de Blumenau. Conheça agora mais motivos para conhecer o Vale do Itajaí no Brasil.

A história responsável pelo Vale Europeu

A história da região do Vale do Itajaí está refletida até hoje em suas estradas estreitas, arborização e arquitetura com grande influência do estilo enxaimel (estilo típico alemão). A colonização da região foi feito por imigrantes europeus alemães, poloneses, austríacos, italianos e portugueses. Esses povos foram chegando e se instalando com suas famílias na região.

O resultado é uma região que parece ter sido extraída da Europa e incrustada em nosso país. Quem viaja para o Vale do Itajaí tem uma experiência de viagem diferenciada e pode viver um lado diferente da diversidade cultural do Brasil. Além de ser uma região muito bonita e preservada é também muito rica culturalmente e tem diversas opções para os turistas aproveitarem sua estadia.

Motivos para conhecer o Vale do Itajaí

Turismo religioso

Uma das bases turísticas mais fortes da região é o turismo religioso pelo fato de abrigar em seu território grandes e belos santuários católicos, igrejas, capelas, oratórios e até mesmo grutas dedicadas ao culto religioso. Uma combinação de religiosidade com as belezas naturais do Vale do Itajaí. A cidade do Vale que mais se destaca nesse segmento turístico é Nova Trento que oferece mais de 30 atrações com ligação a fé católica. Esse é o segundo destino religioso mais procurado no Brasil, fica atrás somente de Aparecida.

Ecoturismo

Para quem é adepto dessa modalidade esportiva o Vale do Itajaí é um verdadeiro paraíso. Com uma formação geográfica que possui muitos morros, cachoeiras, montanhas e vales oferece condições propícias para o trekking, voo livre, rapel, ciclismo entre outros. Por falar em ciclismo não podemos deixar de citar o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu.

Trata-se de um evento de ciclismo em que os participantes realizam um trajeto com 300 km de extensão que atravessa 9 cidades da região, um jeito maravilhoso para conhecer tudo o que Vale do Itajaí pode oferecer em termos de beleza. Nessa região a dica é conhecer a caverna Botuverá que é a maior caverna do sul do Brasil e também uma das mais bonitas.

 

Leia também: Vale do Itajaí, opções de turismo cultural! 

 

Turismo de carro

Para quem inseriu o Vale do Itajaí na sua lista de lugares para conhecer no Brasil pode fazer isso viajando de carro através das estradas que interligam as cidades catarinenses. Os turistas que realizam esse tipo de percurso são brindados com cascatas, rios, cachoeiras e muitos outros elementos sensacionais da natureza da região. Uma dica é conhecer o Projeto Acolhida antes de fazer essa viagem. Esse projeto oferece a possibilidade do turista se hospedar em propriedades rurais em 12 cidades do Vale do Itajaí.

Dicas para conhecer cidades do Vale do Itajaí

Ibirama

A cidade de Ibirama é uma das mais bonitas do sul do Brasil, oferece para os turistas grutas, piscinas de formação natural além de montanhas e outros elementos que compõem o cenário. A região era ocupada por índios antes da chegada dos europeus, até hoje o povo indígena pode ser encontrado nessa região.

Blumenau

Devido a realização da Oktoberfest essa é a cidade mais famosa do Vale do Itajaí. Essa é uma cidade com forte influência alemã que pode ser vista não somente na festa que comemora a cerveja, mas também na sua arquitetura, gastronomia e até mesmo nos descendentes dos alemães que aqui chegaram que mantêm costumes e até o idioma.

blumenau

Pomerode

Reconhecida como a cidade brasileira mais alemã, o nome de Pomerode vem de “Pomerania” que é uma região situada no norte da Alemanha. Os alemães dessa região se instalaram nessa cidade e foram responsáveis pela disseminação de sua cultura no Brasil. Em Pomerode você poderá ver mais de 300 construções que seguem o padrão enxaimel além de se deliciar com a gastronomia germânica.

 

 

 

pomerode

1 comentário
  1. […] para quem deseja fazer uma viagem de turismo para o estado de Santa Catarina é conhecer o belo Vale do Itajaí. Uma das regiões de maior destaque desse estado pode render uma viagem para você lembrar por toda […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.