Passeio de trem em Vale do Itajaí, SC

2 414

Quando você pensa em fazer um passeio de trem acha que precisa sair do Brasil? Saiba que a resposta é não, pois você pode viver uma experiência incrível no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Uma das únicas ferrovias do país conservada para oferecer um passeio especial para as famílias que desejam saber como é o deslocamento com esse meio de transporte. Saiba mais e descubra como fazer esse passeio aproveitando ao máximo o que essa ferrovia pode oferecer.

Ferrovia Santa Catarina – Localização

Para fazer o passeio de trem no Vale do Itajaí em SC você deverá ir a Ferrovia Santa Catarina que está situada a 105 km da cidade de Itajaí e somente 53 km de Blumenau. A entrada da ferrovia está localizada depois do município de Apiúna no sentido de quem está seguindo para o Rio Grande do Sul. Para facilitar para os motoristas encontrar a ferrovia tem diversas placas pelo caminho.

Seguindo por esse caminho o motorista encontrará uma ponte, basta entrar a esquerda. Percorrendo mais 50 metros os interessados chegam a bilheteria para comprar ingressos e ao estacionamento. Uma ferrovia que está sendo preservada para manter viva a história ferroviária desse estado e oferecer a possibilidade de fazer passeios em família.

Conhecendo a histórica Maria Fumaça de Santa Catarina

A locomotiva usada para os passeios de trem no Vale do Itajaí é de origem americana, foi fabricada pela tradicional empresa Baldwin em 1910. O processo de restauração bem como a oferta dos passeios é de responsabilidade da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Foi feito o restauro de dois vagões dessa bela locomotiva sendo que cada um comporta 50 passageiros. Essa locomotiva oferece a sensação de ter voltado no tempo, preste atenção ao cheio de lenha sendo queimada na fornalha da Maria Fumaça.

Passeio de trem no Vale do Itajaí

A compra dos ingressos para fazer esse passeio de trem deve ser feita na bilheteria que indicamos acima. Os passeios oferecidos pela ferrovia acontecem das 10h às 17h, cada passeio dura entre 45 e 50 minutos. Enquanto faz esse passeio o turista pode curtir o som da maria fumaça em ação. Você se sentirá sendo transportado no tempo, viva uma experiência sem igual no belo Vale do Itajaí.

Dica importante – O passeio de trem é realizado SOMENTE num domingo por mês e por isso mesmo recomendamos que a compra dos ingressos seja feita antecipadamente. Para quem deseja conferir as datas dos passeios a dica é acessar o site da ABPF.

Roteiro do passeio de trem no Vale do Itajaí, SC

Nesse passeio a bordo da maria fumaça catarinense é possível avistar belas paisagens do Vale do Itajaí incluindo chácaras que guardam todo o charme de uma arquitetura peculiar, túneis e pontes. O trajeto do passeio é realizado em 3 km sobre os trilhos chegando a Usina Salto Pilão de Apiúna e que passa pelo Rio Itajaí-Açu.

Nos destaques dos pontos altos que você poderá ver durante o passeio estão alguns trechos de Mata Atlântica que passam por projeto de preservação e ainda uma ponte sensacional que possui arcos antigos que foram feitos usado granito de tom rosa. Você ainda poderá deleitar os seus olhos com as belas casas dos moradores. O momento de maior emoção desse passeio é certamente quando o trem passa num túnel antigo que foi construído em curva embaixo de um morro da região e que tem 70 km de extensão.

Barraquinhas e Restaurantes

Para que a experiência dos turistas seja completa é importante que haja infraestrutura para atendê-los. Perto da Ferrovia Santa Catarina é possível encontrar uma grande variedade de barraquinhas que oferecem a venda de souvenirs e bebidas para tornar o seu dia ainda mais agradável.

Quem deseja almoçar no entorno da ferrovia pode contar com duas opções de restaurantes. Um dos restaurantes é no estilo buffet e serve comida caseira, o outro restaurante trabalha com o formato pesque-pague. Os dois restaurantes oferecem ambiente tranquilo para que você curta um belo almoço com a sua família.

Aproveite com toda a família

Um passeio que é bem interessante para quem está viajando com toda a família, pois oferece momentos incríveis para adultos, pela nostalgia, e para as crianças, pela emoção. Depois de viver essa experiência você poderá contar para todo mundo que já andou numa Maria Fumaça.

 

ferrovia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.