A cidade de Penha possui um dos mais belos litorais de Santa Catarina. Lá você encontrará belíssimas atrações turísticas, com diversão de sobra. Um exemplo disso é o parque Beto Carrero World, que é o maior parque temático da América Latina. As atrações em Penha não param por aí. Na cidade você encontrará ótimos bares, restaurantes, hotéis e pousadas. No entanto, o que tem de mais encantador na cidade está nas praias. Penha possui quase duas dezenas de lindas praias. Por isso, elaboramos algumas sugestões das melhores praias de Penha para você visitar.

 

Praia de São Miguel em Penha

Muito próximo a cidade de Navegantes, a Praia de São Miguel tem suas águas embelezadas pelos diversos barcos de pesca ali presentes. A praia se situa a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade de Penha, e a pouco menos de 8 quilômetros do município de Navegantes. É marcada pelo grande número de pescadores que ali trabalham. Nas redondezas da praia, a vila de pescadores segue com vida simples e ambiente agradável.

A Praia de São Miguel possui águas tranquilas, fazendo com que se torne adequada tanto para pesca como para banho. Muitas pessoas a procuram para fazer acampamentos à beira-mar.

 

praia de são miguel- praias em penha

 

Praia do Lucas

Se você está procurando contato com a natureza, a praia do Lucas é a ideal. A praia é rustica e desabitada, e é comumente procurada por surfistas devido as fortes ondas encontradas no local. Apesar de quase não ter estrutura turística, diversos turistas visitam a praia o ano inteiro. A praia do Lucas conta com curtas faixas de areia, que são divididas por costões de pedra.

 

Praia de São Roque

Localizada a cerca de 8 quilômetros do centro da cidade de Penha, a praia de São Roque exibe uma natureza deslumbrante ao seu redor, com costões de pedra e natureza preservada.

A praia se difere das demais por ter sua orla limitada pelos costões de pedra, não possuindo faixa de areia para praia. No entanto, a beleza criada por estes fatores deixa qualquer um de queixo caído. Para quem está procurando um lugar ideal para praticar o ecoturismo, a praia de São Roque é o ponto perfeito. Outra prática comum no local é a captura de mariscos e siris. O acesso é feito por caminhada a partir da Praia Vermelha.

praias de penha

 

Leia também: Praias do Vale do Itajaí

 

Praia Vermelha

Outra praia distante do centro da cidade, a cerca de 8 quilômetros do centro, a Praia Vermelha oferece a seus visitantes uma paisagem sem igual, natureza intocada e fortes ondas.

Seu principal acesso se dá por meio da estrada pavimentada que passa pela praia de São Miguel ou pela estrada de chão, desde a Praia Grande. Após, há uma pequena trilha para chegar à praia. A dificuldade de se acessar o local faz com que a praia continue preservada, possuindo águas limpas, boas ondas e uma enorme faixa de areia, que em contraste com os muitos costões de rochas presentes na praia, criam um cenário paradisíaco.

A praia é muito procurada para a prática do ecoturismo, surf e mergulhos. Durante a época da tainha, o local também recebe muitos pescadores. O nome da praia se dá devido ao fato de que, quando chuvas fortes atingem a região, as águas que escorrem pelas pedreiras são vermelhas, pois o a mesma, carrega a terra de coloração avermelhada, que fica sobre a areia durante alguns dias. Com toda a certeza, a praia Vermelha é uma das mais bonitas praias de Penha.

praias de penha

 

Praia do Caminho

Sendo uma pequena extensão da praia Vermelha, a praia do Caminho possui águas limpas e calmas, ideais para banho, além de possuir uma areia fina e fofa. O acesso até a praia do Caminho é feito a pé. As belezas encontradas no local são únicas, o que faz com que seja uma das mais limpas e bonitas praias de Penha.

 

Praia do Monge

Sendo um reduto escondido, a praia do Monge é preservada e praticamente deserta, se tornando assim o local ideal para escapar de todo o agito da cidade em busca de tranquilidade. O acesso à Praia do Monge só pode ser feito através da praia Vermelha, passando dentro de uma propriedade particular. A praia é pequena, com uma curta faixa de areia, deserta e com águas tranquilas. É um verdadeiro paraíso intocado, e é muito pouco visitada por turistas. Dentre todas as praias de Penha, a Praia do Monge é a menos movimentada.

praias de penha

 

Praia Grande

É uma das praias mais bem estruturadas para o turismo, e possui lindos pontos naturais, o que somados, fazem com que seja uma das praias mais visitadas pelos turistas que vão a Penha.

Localizada a pouco menos de 7 quilômetros do centro da cidade, a praia Grande se situa aos pés do Morro da Vigia, onde fica o mirante. Vários bares, restaurantes, hotéis e lojas estão situadas nos arredores da praia. As águas da praia Grande são agitadas, com frequentes ondas, tonando-se assim, boas para a prática de surf e outros esportes náuticos.

praias de penha

 

Praia do Poá

Muito pouco movimentada, a Praia do Poá atrai os turistas por meio de suas belezas naturais. Grandes formações rochosas separa a praia do Poá da praia Grande, e seu acesso se dá por meio de trilhas entre as rochas. As águas da praia são calmas e limpas, sendo assim boas para o banho.

praias de penha

 

Praias de Penha – Praia Ponta da Vigia

Tendo uma das mais belas vistas das praias, a praia Ponta da Vigia é um dos pontos mais altos região, o que possibilita vistas deslumbrantes. Podendo ser acessada através da bela Mata Atlântica a partir da Praia Grande, a Ponta da Vigia fica no Morro da Vigia, um mirante muito procurado pela bela vista que proporciona de grande parte de Penha e das Ilhas Feia e Itacolomi. Antigamente, o local era usado como um ponto de observação por caçadores de baleias, pois o local possibilita uma vista de toda a baía da Praia da Armação até o norte do Balneário de Piçarras. Com certeza é a mais bela vista dentre todas as praias de Penha.

praias de penha

 

Praia Alegre

Contrastando com as molduras frondosas e centenárias, a praia Alegre localiza-se muito próxima à cidade vizinha de Piçarras. Localizada a cerca de 2 quilômetros e meio do centro da cidade de Penha, a praia Alegre possui uma boa estrutura turística, com diversos restaurantes, bares, hotéis e pousadas. Quanto ao mar, a praia possui águas calmas, e uma enorme faixa de areia. A praia recebe muitos turistas durante as etapas de campeonatos esportivos, como o Campeonato Brasileiro de Jet-Ski, a qual a praia Alegre sedia.  É uma das mais movimentadas praias de Penha.

praias de penha

 

Praia da Paciência

Situada aos pés do Morro da Vigia, a Praia da Paciência possui uma curta faixa de areia, com constantes formações rochosas ao longo da praia. Para chegar até a praia da Paciência o caminho é praticamente o mesmo que leva a Ponta da Vigia, mas com um desvio no meio do caminho. A praia possui lindas formações rochosas que sofreram alterações devido ao desgaste pela ação do mar durante os anos. Quanto ao mar, as águas são calmas e ideais para o banho.

praias de penha

 

Leia Também: Atrações Turísticas em Piçarras

 

Praia da Armação

A praia da Armação é uma praia urbana e muito mais movimentada do que as praias mais isoladas. É marcada pela constante agitação devido ao grande número de turistas que a visitam. Contando com cerca de 6 quilômetros de extensão, a praia da Armação é a maior da cidade de Penha, e passa por toda a orla do centro da cidade.

Ela engloba as praias do Manguinho, Fortaleza e a Praia do Quilombo.  A estrutura para o turismo é excelente, com vários bares, restaurantes, hotéis e lojas espalhados pela orla da praia. A praia da Armação é a mais visitada e procurada por turistas na cidade. As águas são limpas e calmas, fazendo com que sejam perfeitas para banho. O local ainda é bastante ocupado por pessoas que procuram passeios de barco e até mesmo pescarias.

praias de penha

 

Praia da Saudade e Praia da Lola

Ambas praias são pequenas, mas não deixam a desejar quando o assunto é atrações. Situadas perto do centro da cidade, as praias são residenciais, possuindo diversas casas à beira-mar, e ao fundo é possível avistar a Ilha Feia.

Praia da Saudade: Popularmente conhecida também como prainha, é uma pequena praia, ótima para os turistas se banharem, tanto no sol como na água, além de ser ideal para a prática de esportes náuticos, como o banana boat. A estrutura turística é mediana, possuindo alguns bares e restaurantes em sua orla.

Praia da Lola: é anexada à praia da Saudade, com as mesmas características, apenas outro nome.

praias de penha

 

Bacia da Vovó

A natureza preservada possibilita banhos e grandes piscinas naturais na Bacia da Vovó. Ela se localiza entre a Praia Alegre e a Praia da Saudade e é um pequeno pedaço de praia limitada por rochas, que com a água do mar criam diversas piscinas naturais com águas limpas e calmas, tornando-as propícias para o banho. O nome se dá devido ao fato de diversos idosos preferirem esta praia por causa da calmaria das águas, por isso sendo chamada Bacia da Vovó.

praias de penha

 

Essas são algumas das mais belas e movimentadas praias de Penha! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco.