Praias de Piçarras, conheça as principais e suas belezas particulares!

 

Localizada a 110km da capital Florianópolis, 60 km de Joinville e 35km do Balneário Camboriú, o município de Piçarras é referência quando se trata do litoral de Santa Catarina. O Balneário de Piçarras foi fundado em 1963 e se localiza no litoral norte do estado. As praias de piçarras são um capítulo a parte!

Turismo, pesca e agricultura são as principais atividades econômicas e se relacionam de forma harmônica em seu território. No total, são 7km de praias caracterizadas pelas águas calmas, limpas e claras.

Leia também: 

Praias de Balneário Camboriú

Praias de Penha- Santa Catarina

 

 

O local possui vegetação de restinga e dunas, convivendo de forma harmoniosa com a estrutura urbana bem desenvolvida, o que torna esse um dos locais mais visitados por turistas de todo o país e também estrangeiros.

A cidade de 17 mil habitantes acomoda cerca de 100 mil turistas no verão. São 1,5 mil leitos distribuídos em 10 hotéis e pousadas. Devido à sua ótima infraestrutura, as praias são ideais para passeios em família, com crianças, em grupos de idosos e pessoas em busca de descanso, belas paisagens, culinária e comércio abrangente.

 

Praias de Piçarras, quais as principais?

A Praia de Piçarras tem passeios de barcos para as ilhas de Itacolomi, Norte, Sul e Feia e é uma combinação perfeita de qualidade e limpeza da água, com estrutura para turistas passarem o dia todo em suas areias, de frente para o mar calmo.

Praia de Piçarras

Praia de Piçarras

praia de piçarras

Cerca de 5 km do centro do Balneário, a Praia de Palmeiras tem faixa de areia estreita e reta. Praticantes de canoagem e windsurf podem encontrar condições perfeitas para suas práticas. É claro, repleta de palmeiras.

praia das palmeiras- Praias de Piçarras

Praia das palmeiras- Praias de Piçarras

A Praia do Jaques oferece uma visão do paraíso ao visitante, com suas areias claras e águas calmas. De banhistas a surfistas, essa praia oferece também vegetação nativa para apreciação.

Praia do Jacques- Praias de Piçarras

Além das praias, Piçarras possui outros atrativos que misturam beleza natural e estrutura turística. A Barra do Rio fica na porção sul do Rio Piçarras, que faz divisa com Penha. Nas margens dos rios, pode-se caminhar, pescar ou apenas curtir a paisagem, que une água doce e salgada.

 

A Gruta da Noiva

A Ilha Feia tem esse nome, apesar de ser muito bonita, devido ao difícil acesso. Fica cerca de 10 minutos distante da costa e barcos fazem passeios para o local. Seu entorno é feito de costões rochosos e possui mata fechada. Praticamente intocada, é refúgio para espécies de animais diversas.

Leia também:

Praia da Sepultura em Bombinhas, o caribe catarinense!

Praias de Barra Velha, conheça as melhores!

 

Lá fica a Gruta do Diabo ou Gruta da Noiva. Diz a lenda que uma noiva, ao descobrir que seu noivo era infiel, foi para a Ilha Feia e se abrigou na gruta, onde chorou até morrer.

Histórias de pescadores relatam que é possível ouvir o choro da noiva de dentro da gruta, onde o espírito dela mora. E aos mais atrevidos, o aviso: ela procura atrair homens para dentro da gruta e de lá eles nunca retornam.

 

Praias de Piçarras 2

 

Já as Ilhas de Itacolomi possuem uma lenda também relacionada a um amor trágico. A filha de um chefe da tribo carijó se apaixonou por um náufrago branco, por quem se apaixonou. Prometida em casamento a um chefe da tribo dos Botocudos.

Quando descobriram sua paixão secreta, a nativa e seu amado se jogaram ao mar, durante uma tempestade e nunca mais foram vistos. Dois rochedos, um maior e outro um pouco menor, apareceram no mar depois do desparecimento do casal e dizem que são os amantes de mãos dadas, para sempre no mar.

 

ilhas itacolomi- praias de piçarras

Ilhas itacolomi- Praias de piçarras

 

As Praias de Piçarras estão esperando sua visita! Comente e compartilhe esse conteúdo com mais pessoas!