Tomar um banho de mar ou relaxar nas areias das praias é cada vez mais comum entre crianças e adultos, passando a ser um dos principais programas dos brasileiros, uma vantagem extra para moradores e turistas é o fato de que o litoral brasileiro tem mais de sete mil quilômetros de extensão, colocando o pais entre os principais do mundo quando o assunto é praia. As praias do Vale do Itajaí são algumas das mais belas do país!

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, as belas praias brasileiras vão muito além das areias de Copacabana do Rio de Janeiro, outras cidades também apresentam cenários exuberantes e ricos, entre elas as cidades de Balneário Camboriú, Piçarras, Itajaí e Penha, confira as principais praias do Vale do Itajaí!

Praias do vale do Itajaí – Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é conhecido por abrigar praias de diferentes estilos, e devido a essa variedade, muitas pessoas buscam a cidade na hora de procurar boas praias para passar feriados prolongados, férias ou simplesmente apreciar paisagens deslumbrantes. Conheça as principais praias dessa cidade tão encantadora.

Praia Central

Para quem busca uma praia com total infraestrutura, essa é a ideal, possui quiosques bem equipados, além de bares e restaurantes que prometem agradar os mais diferentes paladares. A sua extensão é de quase sete quilômetros, a praia Central é emoldurada por grandes arranha-céus e um belo calçadão onde as pessoas costumam caminhar ou praticar corrida. Na alta temporada é uma das mais requisitadas por surfistas, você provavelmente encontrará também outras pessoas praticando vôlei ou futevôlei. E como o nome já sugere, ela está localizada no Centro da cidade.

praia central balneário camboriú

 

Laranjeiras:

Localizada no Litoral Sul do Balneário Camboriú, a praia Laranjeiras fica a seis quilômetros de distância do Centro, sendo que o seu acesso ocorre pela Rodovia Interpraias. Os interessados também podem chegar até ela por escunas ou pelo teleférico. É uma das mais concorridas, e o destaque fica por conta da Mata Atlântica que cerca toda a pequena enseada, além disso, possui águas tranquilas e bares bem estruturados.

laranjeiras balneário camboriú

 

 

Taquaras:

Se o que você procura for um local de muito sossego, a melhor escolha é sem dúvida Taquaras, possui águas claras e em sua volta, o visitante ainda conta com total infraestrutura.

praia-de-taquaras-balneario-camboriu

Praia dos Amores:

Essa praia fica no litoral norte da cidade e é uma das preferidas dos turistas, sendo que os banhistas costumam aproveitar bastante as suas areias grossas.

praia dos amores balneário camboriú

 

Praias do balneário de Piçarras

Um dos achados o litoral de Santa Catarina é sem dúvida o balneário de Piçarras, ao longo das suas areias, é possível encontrar praias para relaxar ou praticar algum esporte, sendo que as principais são:

Praia de Piçarras:

Conhecida por suas águas límpidas e areias claras, a praia de Piçarras está localizada na região central do balneário. É muito conhecida pelas pessoas que praticam pescarias ou algum esporte náutico. Oferece aos visitantes passeios de barco, que vão até as ilhas de Itacolomi, Norte, Sul e Feia, além disso, está localizada em uma das áreas mais urbanizadas da região.

praia piçarras

 

Ponta de Jacques:

É a preferida dos mais aventureiros, é conhecida por sua vegetação nativa, sendo que as suas areias é praticamente deserta. Fica próxima ao Jardim Flamboyant e é cercada por uma formação rochosa e uma fina extensão de areia.

ponta do jacques

 

Praia das Palmeiras:

Essa praia é perfeita para praticar windsurfe ou canoagem, a sua distância é de 5,5km do centro da cidade.

praia-das-palmeiras-picarras1

 

 

Principais praias de Itajaí

A cidade de Itajaí é muito conhecida por suas belezas naturais, sem deixar de lado o seu desenvolvimento econômico, sendo que um dos seus principais atrativos são as suas praias de beleza inconfundível. Entre as mais procuradas, destacam-se:

Praia dos amores:

Essa praia reúne duas características muito apreciadas pelos banhistas, se de um lado possui total infraestrutura, por outro, consegue manter o seu aspecto mais rústico e natural, proporcionado assim um belo visual para quem a visita. Para os praticantes de voo livre, o Morro careca localizado na parte norte da praia possui cerca de 160 metros de altura, e costuma agradar bastante os esportista dessa modalidade.

praia-dos-amores-itajai

 

Praia do Morcego:

Essa sem dúvida só pode ser visitada por quem gosta de aventuras mais radicais, visto que o seu acesso é difícil e só pode ser feito através de uma trilha que vai sair na praia dos cabeçudos ou no Morro do Farol. Merece destaque, e está entre as principais da cidade, devido a paz e tranquilidade que as pessoas encontraram na sua faixa de areia. Recebeu esse nome graças a uma gruta que fica próximo a ele e eu é lar de muitos morcegos.

 

praia-do-morcego-itajai

 

Praia Brava:

Se você é do tipo que ama lugares muito frequentados e badalados, então a praia certa para você é sem dúvida a Praia Brava, e apesar de toda essa circulação de banhistas, a área ainda conservou as suas características agrestes. A noite o local se transforma em um mix de pistas de danças com músicas para os mais variados gostos, as boates e bares locais recebem DJs conhecidos mundialmente, o que faz com que a sua popularidade aumente cada vez mais.

 

praia-brava-itajai

 

Praia de Cabeçudas:

É uma das principais escolhas de turistas, pois está muito bem localizada entre restaurantes e hotéis. Possui ainda diversos casarões de veraneios conhecido por suas belezas e riqueza histórica. As suas águas são calmas, por esse motivo atrai muitas famílias, e vale a pena conhecer o Farol de Cabeçudas que conta com uma bela visão da área.

praia-de-cabecucas-itajai

 

 

Principais praias de Penha

Penha é outro paraíso escondido em Santa Catarina, sendo que os visitantes que optarem por conhecer a região, com certeza terão uma bela surpresa, as praias de Penha possuem características bem próprias, o que acaba sendo um charme extra para a região. Entre as principais praias, destacam-se:

 

 

Praia de São Miguel:

É marcada por seus barcos de pescas, vale muito a pena fazer uma visita à vila dos pescadores, que fica muito próximo de lá, sendo que ela fica aproximadamente 10km de distância do centro de Penha. Destaque para as suas águas calmas e tranquilas, um convite para os banhistas.

prainha-de-sao-miguel-penha

 

Praia da paciência:

A junção de beleza natural com proximidade com a natureza. Com pedras e encostas, a praia da paciência em Penha é uma ótima pedida para quem quer um contato com belezas naturais!

penha-praia-da-paciencia

 

Praia vermelha:

Também muito procurada por quem ama ecotusimo, ao contrário da praia de São Miguel, as suas águas são mais fortes, sendo que o seu acesso também é feito através de uma pequena trilha. Por conta dessas suas características, a sua beleza continuou preservada, sendo que os interessados conseguem ter uma visão única de uma praia quase intocada.

praia-vermelha-penha

 

 

 

Praia Grande:

Essa é uma das preferidas dos turistas, visto que possui total infraestrutura, o que proporciona mais conforto para as pessoas que a frequentam, destaque para os seus restaurantes, pousadas, bares e comércio. Mas, apesar de toda essa comodidade, vale lembrar que na maior parte do ano as suas ondas são agitadas, portanto, os banhistas precisam ser cuidados redobrados. É um região muito procurada pelos praticantes de surf.

praia-grande-penha

 

 

Praia Alegre:

É considerada a última praia de Penha, fica logo no seu final, mas devido a sua variedade de quiosques e as suas águas calmas, costumam agradar bastante os turistas e frequentadores. Tem uma faixa de areia bem ampla, toda cercada com árvores centenárias, o que acentua ainda mais a sua beleza, sendo muito comum encontrar pessoas tanto durante o dia, quanto a noite. Além disso, na Praia Alegre são disputadas várias etapas de campeonatos esportivos, como, por exemplo, o campeonato brasileiro de Jet Ski.

 

praia-alegre-penha