Uma das regiões do país que mais recebe turistas todos os anos é o Vale do Itajaí. Uma região composto por 54 municípios de Santa Catarina é conhecido também como Vale Europeu e um pedaço da Europa em pleno Brasil. Quem chega a uma das cidades do Vale com certeza se surpreende porque tem a plena sensação de que não está mais em terras tropicais. Mas, quanto custa viajar para o Vale do Itajaí e viver toda essa experiência magnífica? Confira a seguir o que consideramos e comece a fazer um planejamento financeiro para tornar esse sonho realidade.

Quanto custa viajar para o Vale do Itajaí, entendendo as bases do turismo!

Devido a sua história, o Vale do Itajaí é uma região em que as culturas alemã e italiana são muito fortes. As estradas que cercam as cidades desse vale são estreitas e bem cercadas de vegetação. A arquitetura guarda todo o charme de um vale europeu, nessa região você pode se maravilhar com as construções no estilo enxaimel (estilo típico alemão) e desfrutar da gastronomia do velho continente. Obviamente que todo esse conforto e ‘transporte’ para um lugar tão antigo e refinado tem um custo. Mas você irá se surpreender em quanto custa viajar para o Vale do Itajaí!

Vou gastar muito numa viagem para o Vale do Itajaí?

A resposta é que depende, pois se você fizer um bom planejamento pode evitar gastos desnecessários. A palavra-chave para fazer uma viagem que não seja dispendiosa para essa região é planejamento. Quando você sabe exatamente qual será o trajeto a ser percorrido (no caso de conhecer mais de uma cidade do Vale), quais são as atrações que irá conhecer e qual o objetivo da viagem consegue ter uma ideia melhor de quanto precisará desembolsar.

quanto-custa-viajar-para-o-vale-do-itajai

Quanto custa viajar para o Vale do Itajaí? Eventos específicos

Oktoberfest em Blumenau

Uma das festas que mais se destacam no calendário de festas do Vale do Itajaí é com certeza a Oktoberest em Blumenau. Se o objetivo da sua viagem é festejar bebendo muita cerveja nesse festival indicamos que meses antes, em junho você já esteja providenciando as passagens e fique atento ao início da venda dos ingressos. Montando a sua viagem com antecedência será muito mais fácil evitar que os gastos sejam astronômicos.

Sommerfest

Se para você é difícil conseguir férias para fazer essa viagem em outubro ou não quer gastar tanto para viver essa experiência conheça a Sommerfest. Essa é uma versão reduzida da Oktoberfest e que acontece nos meses de janeiro e fevereiro no Parque Vila Germânica. Como a procura é maior durante o inverno (porque é mais agradável beber cerveja com temperaturas mais baixas) pode ser bem mais econômico aproveitar as edições de verão.

Outros eventos

Nessa lista de opções de eventos pontuais que acontecem para o Vale do Itajaí podemos incluir a Festa Pomerana em Pomerode; a Festa do Imigrante que acontece em Timbó, Anima Italiana que acontece em Rio do Sul entre outras. Fazer uma viagem para o Vale do Itajaí para eventos específicos pode ser bem mais econômico uma vez que você irá gastar no evento e não necessariamente com comida ou outros.

Decida com o que gastar mais

Numa viagem para um lugar como o Vale do Itajaí é natural que você fique em dúvida de com o que gastar, pois se tem a disposição restaurantes típicos de comida europeia, boas acomodações em hotéis coloniais e passeios por espaços em que a natureza se mantêm imponente. Se você for aproveitar todos esses quesitos ao máximo irá ter uma conta bem extensa de gastos, então que tal definir prioridades?

Pense bem a respeito do que é mais importante para garantir a sua diversão nessa viagem. Se para você degustar bons pratos é essencial reserve uma parte maior do orçamento para gastar nos restaurantes, por exemplo. Observe que alguns hotéis que seguem esse padrão colonial costumam incluir em seus benefícios um bom café de manhã e até mesmo outras refeições. Vale a pena fazer uma boa consulta antes de embarcar nessa viagem.

O que incluir na lista de gastos em sua viagem para o Vale do Itajaí!

Para fazer o planejamento de gastos para a sua viagem a ser feita para o Vale do Itajaí a dica é incluir:

  • Valor das passagens;
  • Hospedagem;
  • Gastos com alimentação (leve em consideração que em boa parte os restaurantes são de comida típica);
  • Gasto com traslados (para quem deseja conhecer áreas mais afastadas da cidade).

 

quanto-custa-viajar-para-o-vale-do-itajai