Você já ouviu falar que somente se conhece um lugar de verdade quando se passeia a pé por ele? Pois, é para muitas pessoas essa experiência de caminhar pelos destinos turísticos faz toda a diferença para o impacto que esse local lhe trará. Pensando nisso foi criada a Rota do Pedestre na cidade de Itajaí, no Vale do Itajaí. Um percurso para que os turistas possam conhecer alguns dos principais pontos turísticos da região.

O que é a Rota do Pedestre?




O roteiro que recebeu esse nome conta com cerca de 2,5 km e tem sua base no centro da bela cidade de Itajaí. O centro dessa cidade é reduto de grande patrimônio histórico e cultural da região. No entorno do centro é possível observar belos casarões que remontam o começo do século passado. Como se isso não bastasse, temos ainda as praças da cidade, museus e igrejas. Esse roteiro oferece para os turistas a possibilidade de mergulhar fundo na história da região do Vale do Itajaí, pois cada um desses pontos turísticos ajuda a contar a chegada e instalação dos imigrantes europeus no vale.

Destaques do roteiro da Rota do Pedestre

Museu Histórico de Itajaí

A região do Vale do Itajaí como um todo tem muita história para contar, o destaque especial vai para a cidade de Itajaí com seus mais de 150 anos de existência. Para quem deseja conhecer mais sobre a cidade pode aproveitar a Rota do Pedestre que passa pelo museu que conta essa trajetória. Nesse espaço estão disponíveis para o público exposições de longa (até cinco anos) e curta (em torno de seis meses) duração.

 

Com um acervo composto por mais de 10 mil peças o museu está sempre com as suas exposições renovadas. Porém, seu espaço aberto para o público é possível visitar somente em torno de 3% do acervo. Sendo assim quem visitar a cidade de Itajaí mais de uma vez terá a chance de ver exposições diferentes. O prédio do museu tem história também já que foi erguido para ser a casa dos três poderes da cidade. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento de terça a sexta vai das 8h às 18h, aos sábados abre das 9h às 13h e aos domingos abre das 14h às 18h.

museu-historico-itajai-rota-do-pedestre

 

Leia também: Atrações turísticas para conhecer em Blumenau, no Vale do Itajaí!

 

Igreja da Imaculada Conceição em Itajaí

Parte do roteiro da Rota do Pedestre essa igreja está situada no centro da cidade. Chamada pelos moradores de igrejinha velha, começou a ser restaurada em 2014. Neste processo, foram recuperados toda a beleza da sua arquitetura e sua infraestrutura como as instalações elétricas e hidráulicas. A construção dessa igreja data de 1824, o edifício foi tombado como patrimônio histórico da cidade e também do estado de Santa Catarina. Um dos cartões postais da cidade.

Igreja-imaculada-conceicao-itajai-rota-do-pedestre

Casa da Cultura Dide Brandão em Itajaí

A inauguração da Casa da Cultura de Itajaí se deu no ano de 1982. Seu objetivo foi oferecer aos moradores da cidade a possibilidade de ter um espaço de vivência e trocas culturais. Nessa ampla casa são realizadas aulas de dança, música, artes cênicas, artes plásticas entre outros. Vale a pena a visita a esse prédio por sua arquitetura e pelo valor que ela tem em relação a cultura local. A casa foi fechada temporariamente em 2009 para passar por reforma, mas já está funcionando.

Casa-da-Cultura-Dide-Brandão-em-Itajaí-rota-do-pedestre

Igreja Matriz de Itajaí

A importância da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento para Itajaí é imensurável. Isso pro que este é um dos principais monumentos históricos da cidade. Podemos dizer que é a edificação que representa Itajaí. Sua inauguração se deu no dia 15 de novembro de 1955 em grande parte pelo trabalho sem descanso do vigário Simão Gramlich. Este, um alemão como muitos outros imigrantes que ajudaram a construir Itajaí. Esse vigário ficou conhecido na história do município por ter ajudado a construir diversas igrejas. Para se ter uma ideia da grandiosidade dessa construção a altura da parte da frente é de 50 metros.

Igreja-Matriz-de-Itajaí-rota-do-pedestre

Conheça a Rota do Pedestre no Vale do Itajaí

O Vale do Itajaí, também chamado de Vale Europeu, é um lugar bastante acolhedor. Se você deseja fazer uma viagem tranquila e com excelentes oportunidades de passeios, este é o local!