O Vale do Itajaí é uma região do Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, que compreende 49 cidades, como Blumenau, Ibirama e Gaspar. Como sua colonização foi um misto entre os imigrantes alemães e os italianos, essa localidade apresenta um forte fator cultural em suas cidades.

Por isso, para quem for fazer turismo no Vale do Itajaí, opções culturais não vão faltar, nesse texto, falaremos dos cinco melhores passeios culturais a serem realizados nessa localidade de alta cultura e alta integração entre Alemanha, Itália e Brasil, vejam conhecer junto comigo essas atrações bem interessantes.

Museu Histórico é umas das atrações de turismo cultural do Vale do Itajaí

Para quem quer conhecer um pouco mais da história e da cultura de Itajaí, visitar o museu histórico da cidade é uma forma bastante interessante de se inteirar em como os alemães moldaram toda a cultura do sul do Brasil.

Por isso, que parece que a região sul realmente se separa do resto do país, pois foi colonizada de forma única e você que gosta de cultura e história, pode ver um pouco de como isso aconteceu visitando o museu histórico.

Esse museu conta com vinte e uma seções diversas, que conta desde da colonização de Itajaí, até alguns dos acontecimentos mais importantes da cidade, é bastante interessante de se conhecer essas peculiaridades históricas.

Teatro Carlos Gomes é o mais antigo de toda a região e uma opção de turismo cultural no Vale do Itajaí

Outra atração cultural que o visitante precisa conhecer no Vale do Itajaí é o Teatro Carlos Gomes, já que esse teatro, faz parte da cultura local e já representou diversas peças históricas da formação cultural da região.

Além disso, frequentemente grupos de alemães, que ainda vivem no Vale do Itajaí, fazem apresentações típicas da cultura Bavária, com danças, músicas e espetáculos, que vai fazer você sentir como se estivesse realmente na Alemanha e não ainda dentro do Brasil.

teatro-carlos-gomes-blumenau

Imóveis tombados em Pomerode fazem parte da cultura do Vale do

Itajaí

Quem gosta de cultura e arquitetura, vai ficar fascinado ao visitar a cidade de Pomerode, já que essa comunidade abriga mais de 300 construções em estilo enxaimel, que é uns dos traços mais marcantes de toda a arquitetura alemã.

Além disso, Pomerode possui o maior número de construções tombadas pelo IPHAN (Instituto Histórico e Artístico Nacional) entre todas as cidades que que integram os Roteiros Nacionais de Imigração. Ou seja, você vai estar visitando uma verdadeira cidadã alemã, no sul do Brasil.

Para quem gosta da cultura Bavária, não pode deixar de conhecer Pomerode, pois, além de todas essas construções já citadas, a cidade ainda abriga costumes típicos de Pomerânia, região histórica do norte da Alemanha e por isso, é fascinante passar alguns dias dentro dessa histórica localidade, apenas observando os hábitos da população local.

imoveis-historicos-pomerode

Museu Hering é parada obrigatória do Vale do Itajaí

Outra atração turística bastante procurada pelos visitantes que vão ao Vale do Itajaí é o Museu Hering, famoso por demonstrar toda a influência alemã na região, além de conhecermos um pouco da história da moda no Brasil.

Já que o museu conta toda a trajetória da vida de Cia Hering, fundadora da marca Hering, umas das principais peças de roupas presentes no Brasil atualmente. O museu fica instalado em um casarão histórico, todo moldado no estilo arquitetônico alemão, o que também acaba sendo uma atração, para quem gosta de estilos arquitetônicos diversos.



100 Million Reviews 728x90

museu-hering-blumenau

Casa do Imigrante Carl Weege mostra toda a riqueza cultural do Vale do Itajaí

Por fim, uma última dica de passeio cultural a ser feito no Vale do Itajaí é a Casa do Imigrante Carl Weege, pois, esse edifício mostra como foi toda a colonização na região, mostrando desde de aspectos históricos, das chegadas dos alemães e como foi a adaptação, até mesmo a aspectos sociais e como a cultura e os cidadãos do Vale do Itajaí são marcados fortemente por uma ascendia alemã.

casa-do-imigrante-karl-wegge

Ainda conserva itens da época, como moveis, roupas e utensílios típicos da época em que que a família Weege chegou em Pomerode.

E você, gostou das nossas sugestões de passeio a se fazer no Vale do Itajaí? Deixe o seu comentário e participe desse post.